A Samsung anunciou nesta quarta-feira (15) que realizará o evento Galaxy “Worlds Wide Open” no dia 21 de outubro, às 21h (horário de Brasília). Nele, a empresa vai apresentar o Projeto Moohan, seus próximos óculos inteligentes que já estão em desenvolvimento há algum tempo.
Entre as novidades, o headset contará com Android XR, uma plataforma de realidade mista desenvolvida pela própria Samsung.

Samsung vai apresentar seus óculos inteligentes
O Projeto Moohan, como foi batizado internamente, é o headset de realidade estendida da Samsung -basicamente, seus óculos inteligentes. O termo realidade estendida abrange tanto realidade virtual quanto mista, servindo para caracterizar tecnologias que combinam o mundo físico e o digital.
Segundo a empresa, o projeto é “primeiro produto inovador desenvolvido para a plataforma aberta e escalável Android XR, combinando perfeitamente a utilidade cotidiana com novas experiências imersivas. É aqui que o verdadeiro potencial da realidade estendida ganha vida, desbloqueando uma nova dimensão de possibilidades.”.
O Android XR da qual a Samsung se refere é uma plataforma de realidade mista própria, desenvolvida em parceria com o Google e a Qualcomm. A marca ainda afirmou que ele foi “projetado para ser escalonado em todos os formatos, trazendo a IA para o centro de experiências imersivas do dia a dia”. Trata-se do sistema operacional do dispositivo.

Projeto já está em desenvolvimento há algum tempo
Apesar da Samsung só ter anunciado o lançamento do headset agora, o projeto está em desenvolvimento há algum tempo. No final de 2024, o The Verge já havia testado o produto, que acabou ficando para depois.
Havia a expectativa de que a marca anunciaria os óculos inteligentes no mês passado, para competir com os Ray-Bans da Meta. Mas não aconteceu.
Segundo o site, o motivo do lançamento agora pode ser o anúncio recente de uma nova versão dos óculos de realidade virtual Vision Pro, da Apple. O Olhar Digital deu detalhes sobre ele aqui.

Leia mais:
- Google e Samsung vão enfrentar Meta e Apple na arena da realidade estendida
- Óculos inteligentes da Samsung vão competir com Ray-Bans da Meta
- O seu está na lista? One UI 8 chega a celulares e tablets no Brasil
Samsung deve registrar maior lucro trimestral desde 2022
- A Samsung Electronics deve registrar, no terceiro trimestre de 2025, o seu maior lucro desde 2022, impulsionada pela valorização dos chips de memória e pelo aumento na demanda de servidores usados em aplicações de inteligência artificial;
- De acordo com estimativas da LSEG SmartEstimate, que reúne dados de 31 analistas, o lucro operacional da empresa sul-coreana deve alcançar 10,1 trilhões de wons (US$ 7,1 bilhões);
- Isso representa um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo informações da agência Reuters;
- A recuperação da Samsung é atribuída principalmente à melhora nos preços dos chips de memória convencionais, que compensaram a queda nas vendas dos chips de alta largura de banda (HBM), ainda não fornecidos à Nvidia.
Saiba os detalhes aqui.