6 tecnologias do Audi Q8 que redefinem a experiência de dirigir um SUV

O Audi Q8 traz inovações que vão além do design. Conheça as tecnologias que transformam o modo de dirigir e inspiram o futuro dos carros
Por Matheus Chaves, editado por Layse Ventura 16/10/2025 04h00
Q8e_2022_4387_withoutCast-v2-L-1-1920x1080
Imagem: Reprodução/Audi
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

De faróis de LED a painéis totalmente digitais, a Audi aposta em tecnologias que unem sofisticação e desempenho. O Q8 é um dos exemplos mais completos dessa filosofia, reunindo recursos que mudam a experiência de dirigir. Veja seis inovações que mostram por que a montadora continua referência em engenharia automotiva.

1 – Lanternas OLED

Essa tecnologia permite que a lanterna emita sua própria luz (com OLED ou diodos orgânicos). Para isso, basta ligar ou desligar diferentes pontos da estrutura. Isso ajuda a aumentar a segurança no trânsito. 

Lanternas OLED Audi Q8
Audi Q8. Imagem: Audi / Reprodução

Falando em segurança, a Audi utiliza sensores traseiros para monitorar veículos que se aproximam rápido demais. Caso isso aconteça durante um engarrafamento, O SUV desenha uma terceira linha de luz vermelha para alertar o motorista que se aproxima que seu carro está parado. 

Esta tecnologia também se destaca pelo fator estético, pois a Audi entrega a possibilidades de estilos gráficos para as lanternas. Assim, você consegue escolher a de sua preferência. 

Leia mais:

2 – Suspensão pneumática

Esta tecnologia garante maior facilidade de acesso à cabine e ao porta-malas, deixando a carroceria mais próxima do chão, além de deixá-la mais equilibrada em curvas, o que melhora o controle do veículo. 

As molas de aço também merecem destaque, pois possuem controle de ajuste eletrônico. Além disso, os amortecedores contam com bolsas de ar que são acionadas automaticamente. 

3 – Faróis de laser

Os faróis de laser vêm acompanhados dos faróis de LED de última geração, chamados Matrix HD, que utilizam sensores e câmeras para monitorar o ambiente e escolher automaticamente quais projetores ligar ou desligar, além de ajustar sua intensidade. É importante destacar que esse sistema, junto com as lanternas OLED, custa R$ 26 mil. 

Além disso, também há em conjunto o emissor de luz direcionada a laser. Ele aumenta a visibilidade à noite, o que, de acordo com a Audi, permite duplicar a distância de iluminação em rodovias.

Audi anuncia nova fábrica na China capaz de produzir 150 mil carros elétricos por ano
Crédito editorial: BONDART PHOTOGRAPHY / Shutterstock.com

4 – Eixo traseiro que vira

Também chamado de All-Wheel Steering ou eixo traseiro dinâmico, esta tecnologia é antiga, mas que continua encantando quem tem um Audi Q8. O eixo traseiro do veículo conta com um motor adicional alimentado pela bateria de 48V do sistema híbrido.

Para que o eixo vire, existe uma central eletrônica que calcula o movimento utilizando os sensores na carroceria como base e pelo sistema de tração integral. Assim, no momento em que o motorista gira o volante em alta velocidade, as rodas traseiras giram em até 1,5 grau na direção das rodas dianteiras. 

Quando o veículo está em baixa velocidade, elas giram até 5 graus na direção oposta à das rodas dianteiras. Dessa maneira, o carro precisa de menos espaço para girar, ficando mais suave e preciso. 

5 – Painel digital avançado

O painel digital não é uma grande novidade em veículos, mas o do Audi Q8 tem grandes diferenciais. Ele possui uma tela de 12,3 polegadas com design esportivo e novos gráficos animados. 

Central Multimídia Audi Q8
Audi Q8. Imagem: Audi / Reprodução

Nele, há funções incríveis, como a Side Assist, que alerta sempre que há um ponto cego ou obstáculos na lateral do automóvel. Destaque também para o Audi Virtual Cockpit, o qual mostra um aviso de mudança de faixa e distância de outros veículos. 

6 – Assistência ao motorista

Quem adquirir o veículo também poderá contar com sistemas de assistência. Um deles é o Traffic Jam Assist, uma combinação de controle de cruzeiro adaptativo com o Audi Lane Assist. 

Eles proporcionam o controle das faixas de velocidade, além de fornecer suporte ao motorista com aceleração, manutenção de velocidade, frenagem, detecção das faixas e muito mais.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.