Pesquisadores da China anunciaram uma série de avanços que podem acelerar a chegada das baterias de estado sólido aos veículos elétricos. A nova tecnologia promete maior eficiência, recarga mais rápida e autonomia superior a mil quilômetros, consolidando o país como líder global no desenvolvimento de baterias para carros elétricos. As informações são do portal Electrek.
China se destaca em pesquisas de baterias de estado sólido
As baterias de estado sólido substituem o eletrólito líquido usado nas baterias de íons de lítio convencionais por um eletrólito sólido, o que aumenta a densidade energética e a segurança. No entanto, a produção em larga escala tem sido um desafio devido à fragilidade dos materiais e à baixa condutividade elétrica.

Na China, universidades e institutos de pesquisa, como a Academia Chinesa de Ciências, vêm trabalhando em conjunto para superar esses obstáculos. Um relatório da China Central Television (CCTV) destacou três descobertas recentes que podem ser determinantes para viabilizar a tecnologia em larga escala:
- “Cola especial” com íons de iodo: desenvolvida pelo Instituto de Física da Academia Chinesa de Ciências, a substância atua como um “agente de ligação”, atraindo íons de lítio e melhorando a conexão entre eletrodos e eletrólitos;
- “Transformação flexível”: criada pelo Instituto de Pesquisa de Metais, essa inovação usa materiais poliméricos para formar um esqueleto que pode ser dobrado mais de 20 mil vezes sem quebrar, aumentando a durabilidade e a capacidade de armazenamento em até 86%;
- “Reforço fluorado”: técnica da Universidade Tsinghua que aplica um escudo de poliéteres fluorados sobre o eletrólito, aumentando a resistência a altas temperaturas e a perfurações.

Essas melhorias podem permitir que uma bateria de 100 kg ofereça mais de mil km de autonomia, segundo os testes divulgados pela CCTV.
Baterias de nova geração fortalecem liderança do país asiático
A China já domina o mercado global de baterias, com empresas, como CATL e BYD, responsáveis por mais da metade das vendas mundiais. Agora, com os avanços nas baterias de estado sólido, o país busca manter essa vantagem frente à concorrência internacional.

O modelo MG4, da SAIC, foi apresentado como o primeiro veículo com bateria semi-sólida produzida em larga escala. Outras fabricantes também avançam nesse campo: a Toyota pretende lançar seu primeiro carro totalmente movido por bateria de estado sólido até 2027 ou 2028, enquanto a Mercedes-Benz já testou um veículo com autonomia de 1.205 km.
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Com o investimento em inovação e a integração entre universidades e indústria, a China se posiciona para liderar a próxima geração de baterias — um passo essencial na corrida global pela eletrificação automotiva.