IA já domina a internet, mas conteúdo humano pode ser cada vez mais valorizado…

Especialistas creem que, apesar do avanço da IA estar remodelando a web, consumidores ainda buscam autenticidade no conteúdo feito por pessoas
Thiago Morais16/10/2025 07h00
OpenAI anuncia redução de 30% no viés político do ChatGPT
OpenAI anuncia redução de 30% no viés político do ChatGPT (Imagem: Teacher Photo / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nos últimos anos, a inteligência artificial tem invadido diversos setores da vida e da internet, desde a criação de textos jornalísticos até conteúdos em formato de Reels no Instagram. Com a IA capaz de gerar músicas, vídeos, imagens e o que mais você consiga imaginar, surge a preocupação de que o conteúdo criado por seres humanos esteja ameaçado, afetando as indústrias da arte e da comunicação. Mas, há quem acredite que deve acontecer exatamente o oposto.

Apesar do crescente uso de IA em plataformas de busca, conteúdos gerados por máquinas ainda não são totalmente aceitos pelos consumidores. Uma pesquisa recente realizada pela Reuters, em seis países, revelou que apenas 12% dos entrevistados se sentem à vontade com notícias totalmente produzidas por IA, enquanto 62% preferem conteúdo 100% humano.

Leia mais:

Uso de IA chega aos usuários nas mais diversas plataformas. (Imagem: Pexels/ Lucas Gabriel MH)

Esse desejo por conteúdo autoral tem gerado otimismo entre alguns líderes do setor editorial, como Vivek Shah, CEO da editora Ziff Davis. Em um recente episódio do podcast ‘Channels’, ele expressou sua visão sobre as mudanças que a IA está trazendo para o setor, afirmando que, apesar da queda no tráfego de busca, ele não acredita que isso represente uma ameaça existencial para o jornalismo. “Eu ainda acredito que preferimos palavras, sons e vídeos criados por humanos”, afirma Shah.

Especialistas em pesquisa e SEO também confirmam que os consumidores continuam a buscar a autenticidade no conteúdo. Lily Ray, vice-presidente de Estratégia e Pesquisa de SEO na Amsive, comentou que, à medida que o Google introduz mais recursos de busca baseados em IA, como “AI Overviews” e “AI Mode”, os usuários irão procurar por conteúdo mais autêntico e humano.

IA e conteúdo humano no jornalismo

Com a IA dominando a criação de conteúdo, os editores de notícias têm buscado novas formas de se proteger. Empresas de comunicação têm firmado acordos de licenciamento com empresas de IA, enquanto outras tomaram medidas legais contra o uso de seu conteúdo jornalístico. Recentemente, a Penske Media, que possui publicações como Variety e Rolling Stone, processou o Google por usar respostas geradas por IA, alegando que essas respostas roubam o conteúdo original, evitando que os leitores acessem diretamente os artigos.

OpenAI anuncia redução de 30% no viés político do ChatGPT
OpenAI tem sido alvo de ações de veículos de imprensa. (Imagem: Teacher Photo / Shutterstock)

A Ziff Davis, juntamente com o New York Times, também entrou com uma ação contra a OpenAI, acusando a empresa de usar seu conteúdo sem licenciamento adequado para treinar modelos de IA.

Embora as estratégias de bloqueio possam ajudar, especialistas acreditam que as empresas de IA já conseguiram acessar grande parte do conteúdo necessário para treinar seus modelos. E essa tentativa já pode ter sido tardia.

Impacto no mercado de busca

Shah também alerta para o fato de que as marcas estão cada vez mais tentando dominar os resultados de busca da IA, o que pode prejudicar as decisões de compra baseadas em objetividade. “Se você começar a olhar para as citações em chatbots LLM vai perceber que as fontes mudaram de fontes jornalísticas para fontes de marketing”, comentou Shah, destacando o impacto da IA na integridade do conteúdo.

AI Overviews do Google
Imagem: Reprodução/YouTube/Google

Em um cenário cada vez mais dominado pela IA, a batalha entre conteúdo gerado por humanos e por máquinas promete ser um dos maiores desafios para os editores de notícias e os consumidores de conteúdo online. Enquanto os usuários ainda buscam autenticidade e conexão com o conteúdo produzido por pessoas reais, a presença da IA nas pesquisas e nas plataformas de mídia social não mostra sinais de desaceleração. Essa reportagem usou informações do CNET.

Colaboração para o Olhar Digital

Thiago Morais é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com atuação focada em TV e rádio no início da carreira, já atuou em portais como editor de conteúdo e analista de marketing digital.