Claude ganha habilidades para melhorar tarefas específicas

Recursos incluem instruções e scripts que o chatbot pode carregar quando necessário para gerar planilhas Excel ou apresentações do PowerPoint
Por Bruna Barone, editado por Rodrigo Mozelli 16/10/2025 22h30
Celular com logotipo do Claude na tela na frente de tela maior exibindo letreiro no qual está escrito Anthropic
Empresa diz que usuários também podem criar habilidades em processo simples (Imagem: gguy/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Anthropic está expandindo o recurso “Habilidades” no ecossistema Claude, até então disponível apenas no aplicativo para criação de arquivos, como planilhas e apresentações. Os comandos são pastas que incluem instruções, scripts e recursos que o chatbot pode carregar quando necessário.

O Claude acessa automaticamente uma habilidade quando ela for relevante para a tarefa em questão, sem necessidade de aplicação manual, explica a empresa. Quando utilizadas, as habilidades o tornam melhor em tarefas especializadas, como gerar planilhas profissionais do Excel com fórmulas, apresentações do PowerPoint, documentos do Word e PDFs preenchíveis. 

“Pense nas Habilidades como materiais de integração personalizados que permitem que você agregue expertise, tornando Claude um especialista no que é mais importante para você”, diz o comunicado. Os recursos estão disponíveis para usuários Pro, Max, Team e Enterprise.

claude-skills
Claude invoca automaticamente as habilidades relevantes com base na tarefa (Imagem: Divulgação/Anthropic)

Conheça as habilidades do Claude

  • Componível: as habilidades se acumulam. O Claude identifica automaticamente quais habilidades são necessárias e coordena seu uso;
  • Portátil: as habilidades usam o mesmo formato em todos os lugares. Crie uma vez e use em todos os aplicativos Claude, no Claude Code e na API;
  • Eficiente: carrega somente o que é necessário, quando é necessário;
  • Poderoso: as habilidades podem incluir código executável para tarefas em que a programação tradicional é mais confiável do que a geração de tokens.

skills claude
Quando acionado, programa carrega apenas as informações e os arquivos mínimos necessários (Imagem: Divulgação/Anthropic)

Ao analisar as habilidades disponíveis para encontrar correspondências relevantes com a tarefa do usuário, o programa carrega apenas as informações e os arquivos mínimos necessários, mantendo o Claude rápido e acessando conhecimentos especializados, segundo a Anthropic.

Os usuários também podem criar habilidades — um processo que a empresa diz ser simples. O Claude pergunta sobre o fluxo de trabalho, gera a estrutura de pastas, formata o arquivo SKILL.md e reúne os recursos necessários. Não é necessária edição manual de arquivos.

Leia mais:

Integração com Microsoft 365

Nesta quinta-feira (16), a Anthropic também anunciou a integração do Claude com o Microsoft 365, tendo, como foco, ferramentas de produtividade. A IA traz contexto de documentos, e-mails e calendário diretamente para as conversas dos usuários. O Claude trabalha com:

  • Microsoft SharePoint e OneDrive: pesquise e analise documentos em sites e bibliotecas, desde especificações de projetos até planos estratégicos, sem precisar carregar arquivos manualmente no Claude;
  • Microsoft Outlook: acesse conversas de e-mail, analise padrões de comunicação e extraia insights de suas correspondências para entender o status do projeto, o feedback do cliente ou o alinhamento da equipe;
  • Microsoft Teams: pesquise conversas de bate-papo, discussões de canais e resumos de reuniões para tomar decisões, acompanhar atualizações de projetos e entender o que a equipe está discutindo.

claude-microsoft
Claude usa ferramentas de produtividade em plataformas da Microsoft (Imagem: Divulgação/Anthropic)
Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.