A BYD emitiu dois recalls separados para mais de 115.000 veículos elétricos e híbridos plug-in da marca após uma investigação apontar falhas em modelos distribuídos na China. Os planos foram apresentados à Administração Estatal de Regulamentação de Mercado chinês nesta sexta-feira (17), citando defeitos em componentes de bateria e de projeto.
O primeiro recall
Com efeito imediato, 44.535 veículos da série Tang 2015 fabricados entre 28 de março de 2015 e 28 de julho de 2017 estão sendo recolhidos.
A BYD diz que, devido a problemas de design dos componentes, alguns veículos incluídos no recall podem apresentar mau funcionamento na função de descarga ativa do controlador do motor de acionamento durante o uso. Em casos extremos, isso pode causar corrosão da placa de circuito e desativar o modo de acionamento puramente elétrico do veículo, representando um risco à segurança.
Neste caso, a montadora chinesa vai fornecer uma atualização gratuita de software para os veículos abrangidos pelo recall, alterando o método de descarga para descarga elétrica a fim de eliminar riscos à segurança.

O segundo recall
Alguns veículos elétricos puros Yuan Pro produzidos entre 6 de fevereiro de 2021 e 5 de agosto de 2022, totalizando 71.248 veículos, também serão recolhidos.
Devido a problemas de fabricação, alguns veículos abrangidos por este recall podem ter juntas da bateria instaladas incorretamente, resultando em vedação reduzida. Dirigir em alta velocidade por períodos prolongados em água pode causar a entrada de água na bateria, degradando o desempenho do isolamento. Em casos extremos, a potência de saída da bateria pode ser reduzida, representando um risco à segurança.
Para este grupo, a BYD confiará às concessionárias autorizadas o uso gratuito de um selante especial para reforçar as carcaças das baterias dos veículos recolhidos, restaurando sua impermeabilização e eliminando riscos à segurança. Em fevereiro do ano passado, o Yuan Pro foi substituído pelo compacto Yuan Up na China. O modelo fica abaixo do Yuan Plus, vendido como Atto 3 no exterior.

Leia mais:
- BYD terá carro elétrico por menos de R$ 100 mil para PCD e taxistas
- BYD terá centro de pesquisa de carros autônomos no RJ
- BYD traz ao Brasil Song Pro híbrido plug-in flex
Histórico de recalls
No ano passado, a BYD também realizou um grande recall, de quase 100.000 veículos elétricos Dolphin e Yuan Plus. Na ocasião, a montadora identificou uma falha na fabricação de itens do controle de direção que apresentavam risco de incêndio.
Já em janeiro deste ano, a empresa recolheu 6.843 SUVs híbridos plug-in da marca Fang Cheng Bao após encontrar parafusos soltos nos conectores elétricos internos do controlador duplo do motor, que poderiam superaquecer e causar fumaça ou incêndio.

Apesar disso, a BYD se consolidou como a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, com quase nove milhões de vendas apenas na China nos primeiros nove meses deste ano. A marca tem competido com rivais nacionais menores como Geely, Xiaomi e XPeng, que, aos poucos, também têm ganhado participação de mercado.