As aranhas sonham enquanto dormem?

Movimentos oculares e tremores das patas sugerem que aranhas passam por fases de sono profundo, semelhantes ao REM humano
Por Matheus Labourdette, editado por Layse Ventura 17/10/2025 05h10
Aranhas apresentaram fases do sono semelhantes as de humanos (Imagem: Jose Luis Enriquez Toro/iStock0
Aranhas apresentaram fases do sono semelhantes as de humanos (Imagem: Jose Luis Enriquez Toro/iStock0
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As aranhas sonham? A ideia de que aracnídeos poderiam sonhar pode parecer estranha, mas evidências recentes indicam que algumas espécies realmente passam por estados de sono semelhantes aos dos humanos.

Estudos apontam que esses momentos de descanso profundo são essenciais para a saúde dos aracnídeos, permitindo que “recarreguem as energias”. A similaridade com o sono humano pode surpreender, mas a verdade é que para elas repousar é tão importante quanto para manter o corpo funcionando, conforme informações do portal IFLScience.

Aranhas e sono REM

Um estudo de 2022 acompanhou o movimento dos tubos retinais de aranhas saltadoras europeias juvenis (Evarcha arcuata) durante o sono. Os pesquisadores notaram padrões de atividade equivalentes ao sono REM, estágio que os sonhos acontecem em humanos.

Viúva-Negra, uma das aranhas mais temidas do mundo (Imagem: @jgiammatteo/PIxabay)

Os animais eram filmados à noite, geralmente suspensos por fios de seda enquanto dobravam suas patas, comportamento que lhes garante segurança e estabilidade durante o descanso. Segundo a pesquisadora Dr. Daniela Rößler, do Max Planck Institute of Animal Behavior, o ritual noturno das aranhas é detalhado e cuidadoso.

Elas constroem âncoras de seda em zigue-zague, penduram-se por um fio segurado por uma das patas traseiras e passam por momentos de limpeza, movimento das patas e até pequenas refeições. Após essas atividades, entram em fases de imobilidade, intercaladas por movimentos irregulares que incluem tremores das pernas, abdômen e órgãos produtores de seda.

Movimentos semelhantes aos de humanos

O estudo explorou o exoesqueleto translúcido das aranhas juvenis para observar os tubos retinais em ação. Embora essas aranhas não consigam movimentar as lentes dos olhos como os humanos, os tubos retinais ajustam o olhar e se movimentam durante o sono.

Cada movimento ocular foi registrado em intervalos regulares, acompanhados de tremores das pernas. Esse comportamento é semelhante ao observado em animais durante o sono REM.

sono
O sono REM observado em humanos também foi observado em aranhas (Imagem: dragana991 / iStock)

As observações com aranhas adultas confirmaram o padrão. Os tremores das pernas nos adultos correspondiam aos intervalos de movimento ocular observados nos mais novos, reforçando a evidência de que o sono REM existe em invertebrados terrestres. Esse achado representa a primeira demonstração direta desse tipo de sono em uma espécie fora dos vertebrados.

Leia mais:

“Depois de observar centenas de aranhas, não há dúvida em minha mente de que elas experimentam sonhos, assim como ninguém duvidaria ao ver um gato ou um cachorro sonhar”, afirmou Rößler.

A cientista ressalta, porém, que comprovar cientificamente se esses sonhos realmente existem ainda é um desafio. A descoberta, no entanto, amplia a compreensão sobre a complexidade do comportamento animal e sobre como seres aparentemente simples podem ter experiências de sono sofisticadas.

Redator(a)

Matheus Labourdette é redator(a) no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.