Amazonas, Maranhão, Amapá, Mato Grosso, Ceará e Sergipe serão os próximos estados brasileiros a receber estações de televisão digital. Os espaços serão instalados em cidades estratégicas, levando o sinal até estas regiões do país.
Os novos acordos foram publicados no Diário Oficial da União e estabelecem parcerias com outras instituições para garantir a ampliação do Programa Brasil Digital. A iniciativa visa expandir o acesso da população brasileira à TV aberta e gratuita.

Não há um prazo para que o sinal digital esteja disponível
Segundo comunicado do Ministério das Comunicações, no Amazonas, a Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas será responsável pela implantação das estações em Carauari e Amaturá. Já no Maranhão, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) atuará na cidade de Caxias.
No Amapá, a Fundação Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) fará a instalação no município de Laranjal do Jari. Em Mato Grosso, a parceira será a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), enquanto no Ceará, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) levará o sinal digital para Iguatu.

Por fim, no estado de Sergipe, o município de Lagarto será contemplado por meio da parceria com a Fundação Universidade Federal de Sergipe (UFS). Não foi divulgado um prazo para que os sinal digital esteja efetivamente disponível nestes estados.
O Programa Brasil Digital é uma política de democratização da informação. Estamos levando conteúdo educativo, cultural e informativo de qualidade para milhões de brasileiros que ainda não tinham acesso à TV pública digital. É mais diversidade, mais pluralidade e mais Brasil na tela das famílias.
Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações
Leia mais
- Lula assina decreto para a TV 3.0; conheça a tecnologia
- Preciso trocar a TV para a TV 3.0? Tudo o que você precisa saber
- TV 3.0: conheça e entenda futura tecnologia da TV brasileira

Governo buscam ampliar oferta do serviço
- O Programa Brasil Digital tem como objetivo expandir o acesso da população à TV aberta e gratuita.
- A ideia é levar a programação da Rede Legislativa e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para municípios que ainda não contam com esses canais.
- A iniciativa prevê a instalação e doação de equipamentos transmissores e estações de televisão digital em parceria com instituições públicas, como universidades, câmaras municipais e prefeituras.
- O programa também abre espaço para a veiculação de produções locais, fortalecendo a comunicação pública e regional.