OpenAI aumenta duração de vídeos no Sora 2; veja novidades

Gerador de vídeos sintéticos ganha recurso de storyboard, que aumenta o controle de criação a partir de quadros individuais
Por Bruna Barone, editado por Rodrigo Mozelli 17/10/2025 00h20
Mulher olhando para o app do Sora em um smartphone que ela está segurando
OpenAI diz que o Sora 2 é o “GPT‑3.5 da IA para vídeos” (Imagem: Tada Images/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A OpenAI ampliou a duração de clipes gerados no Sora 2, ferramenta de vídeos e áudios de inteligência artificial (IA) da empresa. Agora, todos os usuários podem gerar conteúdo de até 15 segundos para web e no aplicativo. Até então, o limite era de dez segundos. Já assinantes do plano Pro podem criar clipes de até 25 segundos.

Outra novidade é o recurso de Storyboard para usuários Pro, permitindo a criação de vídeos a partir de quadros individuais, dando maior controle sobre o conteúdo produzido na web. A ferramenta, aliás, foi usada para gerar o clipe de anúncio das novidades, publicado no perfil da OpenAI no X. Nele, um jovem engravatado passeia por ruas movimentadas, pilota uma moto e sobe no teto de um vagão de trem enquanto conta as mudanças.

A qualidade das cenas impressiona e coloca o Sora 2 como um dos principais geradores de vídeos sintéticos disponíveis até agora. A plataforma compete diretamente com o Veo, do Google, que acabou de lançar a versão 3.1 do modelo focando em cenas mais realistas, com comandos de texto aprimorados e controles de edição mais detalhados.

sora filme
Sora 2 consegue criar ambientação sonora sofisticada, fala e efeitos sonoros (Imagem: gerada via Sora 2)

Sora 2 no Azure

Nesta semana, a Microsoft anunciou a integração do Sora 2 ao Azure AI Foundry, uma plataforma que reúne desenvolvedores de startups e empresas globais para criações com modelos de mídia generativa, incluindo Sora, GPT-image-1 e GPT-image-1-mini da OpenAI, Flux 1.1 e Kontext Pro da Black Forest Lab, entre outros.

“Esses modelos capacitam empresas de desenvolvimento de software e desenvolvedores a oferecer aos criativos recursos novos e exclusivos — para acelerar o storyboard, impulsionar o engajamento e transformar o processo criativo, tudo sem sacrificar a segurança, a confiabilidade e a integração que as empresas esperam”, explica o comunicado.

  • Profissionais de marketing podem produzir ativos de campanha e de marca, incluindo animações para lançamentos de produtos e conteúdo personalizado para capturar a atenção e gerar engajamento;
  • Varejistas podem envolver os clientes com campanhas interativas e localizadas para acelerar o tempo de colocação do produto no mercado e transformar a experiência de compra on-line de seus clientes;
  • Diretores criativos podem transformar ideias em trailers de filmes dinâmicos e experiências cinematográficas para testar conceitos, enquanto a simulação de mundo realista, o áudio sincronizado e os controles criativos do Sora 2 ajudam a dar vida às visões;
  • Educadores podem criar planos de aula imersivos e mídias interativas que despertem a curiosidade e aprofundem a compreensão.

sora casal
Assinantes do plano Pro podem criar clipes de até 25 segundos (Imagem: gerada via Sora 2)

Leia mais:

Infinitas possibilidades

A OpenAI diz que o Sora 2 é o “GPT‑3.5 da IA para vídeos” pela capacidade de realizar tarefas extremamente difíceis e, às vezes, praticamente impossíveis para os modelos de geração de vídeo anteriores, como sequências de ginástica artística, saltos mortais sobre uma prancha imitando com precisão a dinâmica da flotação e a rigidez do objeto, e saltos triplos de patinação com um gato desesperadamente agarrado à atleta.

sora jogo
Novo modelo obedece melhor as leis da física do que sistemas anteriores (Imagem: gerada via Sora 2)

“O modelo está longe de ser perfeito e ainda comete muitos erros, mas comprova que a expansão das redes neurais com dados de vídeo nos deixará mais próximos de simular a realidade”, diz a OpenAI, acrescentando que o Sora 2 é excelente nos estilos realista, cinematográfico e anime, e consegue criar ambientação sonora sofisticada, fala e efeitos sonoros com alto nível de realismo.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.