ERRATA: inicialmente, informamos que a Vivo bloquearia o sinal do smartphone em caso de roubo e furto. A informação foi corrigida às 12h34.
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025 apontam que foram 498.516 celulares furtados e 419.232 roubados no Brasil no ano passado. Nestas ações, os criminosos buscam acessar dados sensíveis das vítimas, especialmente bancários.
Em meio a este cenário de insegurança, a Vivo lançou nesta sexta-feira (17) um novo serviço. Chamado Proteção Rua, ele vai impor o uso senha para entrar em determinados aplicativos selecionados previamente.

Como irá funcionar o sistema
- O serviço permite ao cliente definir uma localização segura para o uso dos aplicativos em seu smartphone.
- Ao sair dessa zona de segurança, os apps previamente definidos são bloqueados.
- O Proteção Rua permite cadastrar até 20 “locais seguros”, com raio de até 1km. Fora desses locais, os apps escolhidos ficam bloqueados. Para utilizá-los, é necessário informar a senha cadastrada no momento da ativação do serviço.
- Também é possível ativar uma senha de ameaça e notificar um contato de confiança em situações de emergência. Nesse caso, o aplicativo envia uma mensagem, informando a localização do usuário.
- A novidade está disponível para clientes Vivo Pós e Controle/
- Para contratar o serviço, que custa R$ 5/mês, o cliente deve acessar o App Vivo, selecionar a opção Modo Seguro, depois Proteção Rua, e seguir as instruções para ativação.
- Os aparelhos devem ter sistema operacional iOS (a partir da versão 16) ou Android (a partir da versão 8).
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Controle parental
A Vivo agora oferece o Surfie, um aplicativo de controle parental que utiliza inteligência artificial para monitorar atividades online de crianças e adolescentes. Com ele, é possível acompanhar localização, conteúdo suspeito ou inapropriado, e controlar o tempo de tela e o uso de aplicativos. A contratação está disponível para os planos Pós, Controle e Fibra, pelo App Vivo, por R$19,90/mês, com 50% de desconto nos dois primeiros meses.
