Força Aérea dos EUA autoriza SpaceX a fazer até 100 lançamentos anuais de base californiana

A empresa de Elon Musk recebeu aval para lançar o dobro de foguetes a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia
Por Samuel Amaral, editado por Lucas Soares 19/10/2025 06h30
Lanamento-da-Falcon-9-a-partir-da-California-1920x1080
Força Aérea dos EUA permitiu até 100 lançamentos da SpaceX a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia. (Imagem: Força Aérea dos EUA)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No último dia 10, o Departamento da Força Aérea dos Estados Unidos aprovou uma proposta da SpaceX para laçar 100 missões anualmente da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia. Antes, a empresa de Elon Musk só tinha permissão para 50 lançamentos anuais a partir dessa base.

O anúncio ocorreu após a declaração final de impacto ambiental sobre o aumento das atividades da empresa em Vandenberg. O documento concluiu que as operações ampliadas não representarão riscos significativos ao meio ambiente local, permitindo a expansão das missões na base.

Base dará suporte para a Spaceship, projetada para levar humanos a Marte

Até o momento, o único foguete da companhia a ter sido lançado de Vandenberg foi o Falcon 9. Conhecido como carro chefe da empresa, todas as decolagens dele ocorreram do Complexo de Lançamento Espacial 4-Leste (SLC-4E).

Com a aprovação da Força Aérea, a companhia poderá lançar o modelo Falcon Heavy a partir do Complexo de Lançamento Espacial 6 (SLC-6). Essa plataforma estava sem lançamentos desde 2022, mas agora será adaptada para receber as futuras missões da SpaceX, segundo um comunicado emitido na última terça-feira (14). Estão autorizados até cinco lançamentos da Falcon Heavy por ano a partir do SLC-6.

Megafoguete Starship decolando em 9º voo de teste, dia 27 de maio de 2025. (Imagem: SpaceX)

Leia mais:

No entanto, é esperado que esse foguete não atinja sua cota de voos. Não há lançamentos do Falcon Heavy há mais de um ano. O foco da SpaceX é colocar em operação a Starship, o maior foguete do mundo, totalmente reutilizável, planejado para levar tripulações humanas para Marte. Até agora, os testes do foguete aconteceram no Texas.

Agora, a empresa aguarda a aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA), que licencia lançamentos comerciais. A FAA emitirá um registro de decisão com base em suas conclusões, segundo o comunicado da Força Aérea.

Samuel Amaral
Redator(a)

Samuel Amaral é jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP) e estagiário de Ciência e Espaço no Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.