Avião cargueiro bate em veículo e deixa dois mortos em Hong Kong

Segundo informações preliminares, a aeronave teria derrapado e colidido com o veículo, encarregado de patrulhar a pista norte do aeroporto
Alessandro Di Lorenzo20/10/2025 07h00, atualizada em 20/10/2025 16h05
aviao-1-1920x1080
Imagem: reprodução/redes sociais
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As autoridades de Hong Kong abriram uma investigação para determinar o que causou um acidente entre um avião cargueiro e um carro de segurança nesta segunda-feira (20). O caso ocorreu no aeroporto de carga mais movimentado do mundo.

Segundo informações preliminares, a aeronave teria derrapado e colidido com o veículo, encarregado de patrulhar a pista norte do aeroporto, matando dois seguranças. Os quatro tripulantes a bordo do avião sobreviveram.

Avião cargueiro da ACT derrapou e acabou saindo da pista (Imagem: EvrenKalinbacak/Shutterstock)

Aeronave caiu na água junto com o veículo

  • De acordo com a Reuters, o avião saiu de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e era operado pela transportadora de carga turca ACT Airlines em nome da Emirates.
  • Após a colisão, a aeronave caiu na água junto com o veículo, que ficou totalmente submerso.
  • Os dois funcionários da segurança do aeroporto foram resgatados, mas não resistiram.
  • Os voos no aeroporto de Hong Kong não foram afetados.
  • A pista norte, onde ocorreu o acidente, será reaberta após a conclusão das inspeções de segurança.
  • Já as pistas sul e central estão operando normalmente.

Leia mais

Piloto não teria relatado nenhum problema técnico

O objetivo agora é entender o que teria causado a colisão. Entre as possibilidades levantadas no primeiro momento estão o clima na hora do acidente, as condições da pista, possíveis falhas na aeronave ou erros da tripulação.

Gravações do controle de tráfego aéreo indicam que o piloto do avião cargueiro confirmou os planos de pousar na pista 07L, onde ocorreu o acidente. No entanto, ele não relatou nenhum problema técnico aos controladores.

Acidente aconteceu na pista norte do aeroporto de Hong Kong (Imagem: Lewis Tse/Shutterstock)

Steven Yiu, diretor-executivo de operações aeroportuárias da Autoridade Aeroportuária de Hong Kong, afirmou que o avião desviou repentinamente para a esquerda após pousar na pista antes de atingir o carro. Ele ainda destacou que essa “não era uma trajetória normal”.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.