A capital da Índia, Nova Déli, amanheceu, nesta segunda-feira (20), coberta por uma espessa camada de nevoeiro tóxico, com os níveis de poluição do ar atingindo mais de 16 vezes o limite diário máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com mais de 30 milhões de habitantes, Nova Déli e sua região metropolitana figuram regularmente entre as capitais mais poluídas do mundo.

Todos os anos, durante o inverno, uma densa fumaça ácida cobre o céu da cidade. O fenômeno é agravado pelo ar mais frio, que retém os poluentes próximos ao solo, e pela combinação de emissões provenientes da queima de lavouras, fábricas e do tráfego intenso.
A recente alta nos níveis de poluição também foi influenciada pelos fogos de artifício usados durante o Diwali, principal festival hindu das luzes, celebrado na noite desta segunda-feira (20).
Neste mês, a Suprema Corte do país flexibilizou a proibição total de fogos no período da festividade, permitindo o uso dos chamados “fogos verdes”, projetados para emitir menos partículas poluentes. Apesar disso, em anos anteriores, a proibição foi amplamente desrespeitada.
Poluição perigosa em Nova Déli
- Segundo dados da organização de monitoramento IQAir, nesta segunda os níveis de PM2.5 — micropartículas cancerígenas pequenas o suficiente para penetrar na corrente sanguínea — alcançaram 248 microgramas por m³ em partes da cidade;
- A Comissão Governamental de Gestão da Qualidade do Ar informou que a qualidade do ar deve se deteriorar ainda mais nos próximos dias;
- O órgão anunciou medidas para tentar conter o avanço da poluição; entre elas, a solicitação para que as autoridades garantam o fornecimento contínuo de energia elétrica, reduzindo o uso de geradores a diesel.

Leia mais:
- Como cuidar da saúde diante das fumaças de queimadas
- Como IA pode ajudar a criar materiais para diminuir poluição?
- Poluição: cidade europeia vira exemplo de como melhorar a qualidade do ar
As autoridades locais também anunciaram que realizarão, pela primeira vez, um teste de semeadura de nuvens com aviões sobre a cidade ainda neste mês.
O processo consiste em disparar sal ou outros produtos químicos nas nuvens para induzir chuvas e ajudar a limpar o ar. “Já temos tudo o que precisamos para realizar a semeadura de nuvens”, declarou o ministro do Meio Ambiente de Déli, Manjinder Singh Sirsa, afirmando que os testes de voo e o treinamento dos pilotos já foram concluídos.

Riscos trazidos pelo ar poluído
Um estudo publicado no The Lancet Planetary Health no ano passado estimou que 3,8 milhões de mortes na Índia, entre 2009 e 2019, estiveram relacionadas à poluição do ar. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alerta ainda que o ar poluído aumenta o risco de infecções respiratórias agudas em crianças.
Sol laranja e Lua vermelha: apesar de lindos, esses efeitos são um mau sinal
Embora o céu alaranjado que tem sido observado em várias regiões do Brasil nas últimas semanas possa parecer encantador, na verdade isso é um resultado preocupante das queimadas e da poluição atmosférica.
Leia a matéria completa aqui