Cometa Lemon e Tarântula nas Imagens Astronômicas da Semana

Na última semana, apresentamos duas imagens publicadas no site APOD Brasil
Por Marcelo Zurita, editado por Lucas Soares 20/10/2025 19h14
download-2-4-1920x917.png
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos duas imagens publicadas no site APOD Brasil. Confira:

Cometa Lemmon

Cometa Lemmon [ Créditos: Alessandro Carrozzi ]

A primeira imagem mostra um incrível registro do cometa C/2025 A6 (Lemmon) feito no último dia 29 de setembro. O cometa foi descoberto pelo Mount Lemmon Survey em janeiro deste ano e passará pelo periélio no próximo dia 8 de novembro, quando estará a menos de 80 milhões de km do Sol. Atualmente, ele já está visível a olho nu em locais de céu escuro, mas na próxima semana, no dia 21, o Cometa Lemmon terá sua maior aproximação da Terra. Nessa ocasião, ele atinge seu brilho máximo, chegando até a 4a. magnitude. Todo esse espetáculo, infelizmente, deve ser visível apenas nos céus do hemisfério norte da Terra.

Original em: https://www.apodbrazil.com/gallery/495

Nebulosa da Tarântula

[ Créditos: Rodrigo Maeda ]

Já a segunda imagem mostra a complexa nebulosa da Tarântula ou NGC 2070, uma nuvem de gás incandescente de baixa densidade de plasma localizada na Grande Nuvem de Magalhães, a cerca de 160 mil anos luz de distância, na direção da Constelação do Peixe Dourado. Com um diâmetro de cerca de 650 anos-luz, a Nebulosa da Tarântula é a maior e mais massiva região de formação estelar conhecida no Grupo Local de galáxias. Além disso, é um objeto extremamente luminoso e por isso, mesmo a essa distância, é um dos objetos favoritos dos astrofotógrafos do hemisfério sul.

Original em: https://www.apodbrazil.com/gallery/493

APOD Brasil

As escolhas das Imagens Astronômicas desta Semana foram feitas a partir do site APOD Brasil (https://www.apodbrazil.com/), um portal mantido por astrônomos e entusiastas da fotografia, dedicado à divulgação das belezas do Cosmos. O APOD Brasil tem o objetivo de publicar uma fotografia astronômica a cada dia, divulgando o trabalho de brasileiros, e de outras nacionalidades, empenhados em revelar as maravilhas do nosso Universo. Os interessados em contribuir com o portal APOD Brasil, e também com as Imagens Astronômicas da Semana do Olhar Espacial, podem fazer isso através do formulário disponibilizado no site: https://www.apodbrazil.com/form

Marcelo Zurita
Colunista

Pres. Associação Paraibana de Astronomia; membro da Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – e coordenador regional do Asteroid Day Brasil

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.