AWS: nuvem da Amazon tem instabilidade e afeta sites pelo mundo inteiro

Páginas do mundo inteiro começaram essa semana com instabilidade devido a problemas na Amazon Web Services
Bruno Capozzi20/10/2025 06h30, atualizada em 20/10/2025 08h29
Pessoa segurando celular com logotipo do Amazon Web Services, braço da Amazon voltado para computação em nuvem
(Imagem: Photo For Everything/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma interrupção na Amazon Web Services, o serviço de nuvem da Amazon, afetou sites e aplicativos no mundo inteiro. O problema começou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (20).

A Amazon confirmou a instabilidade, mas não o motivo da falha. Segundo a mais recente atualização, a maioria das operações foi normalizada.

A linha do tempo

A big tech informou em seu site que os serviços foram interrompidos na região leste dos Estados Unidos e que engenheiros estavam trabalhando para entender o que houve: “Podemos confirmar aumento nas taxas de erro e latência para múltiplos serviços da AWS na região US-EAST-1. Os engenheiros foram acionados imediatamente e estão trabalhando ativamente tanto na mitigação do problema quanto na compreensão completa da causa raiz”, escreveu a AWS às 4h51 de manhã, no horário de Brasília.

Depois, às 6h27, atualizou: “Estamos vendo sinais significativos de recuperação. A maioria das solicitações agora deve estar sendo concluída com sucesso. Continuamos a trabalhar no acúmulo de solicitações em fila”.

Às 7h03, trouxe mais informações: “Continuamos a observar recuperação na maioria dos serviços da AWS afetados. Podemos confirmar que os serviços e recursos globais que dependem da região US-EAST-1 também se recuperaram. Continuamos trabalhando para uma resolução completa e forneceremos atualizações assim que tivermos mais informações para compartilhar”.

Às 7h35, completou: “a maioria das operações dos serviços da AWS está sendo concluída normalmente agora. Algumas solicitações podem ser limitadas enquanto trabalhamos para uma resolução completa”.

Mapa do mundo mostra rede global de internet
Segunda-feira começou com serviços online fora do ar em todo o mundo. Imagem: Toria / Shutterstock

Serviços afetados pela queda da AWS

A BBC listou uma série de aplicativos e sites que amanheceram instáveis:

  • Snapchat
  • Zoom
  • Roblox
  • Fortnite
  • Canva
  • Wordle
  • Signal
  • Coinbase
  • Duolingo
  • Slack
  • PokemonGo
  • Epic Games
  • PlayStation Network

No Brasil, o site Downdetector, que monitora notificações de falhas online, apontou reclamações logo cedo em alguns apps, como:

  • iFood
  • Mercado Livre
  • Mercado Pago
  • Wellhub

O site da própria Amazon, o streaming Prime Video e a assistente Alexa também tiveram instabilidades ao longo da madrugada e do começo da manhã, segundo o Downdetector.

A inteligência artificial da Perplexity ficou fora do ar, de acordo com o CEO Aravind Srinivas, que escreveu no X.

Quem também se manifestou no X foi a presidente do Signal, Meredith Whittaker. Segundo ela, o aplicativo de mensagens caiu para algumas pessoas.

O aplicativo Lyft, rival da Uber, ficou inativo para usuários nos Estados Unidos.

Janelas de serviços de nuvem das big techs Amazon, Google e Microsoft abertas em navegador
AWS concorre com gigantes como Google Cloud e Microsoft Azure. (Imagem: Michael Vi/Shutterstock)

O que é AWS?

A Amazon Web Services, ou AWS, é a divisão em nuvem da Amazon. Essa tecnologia fornece poder de computação sob demanda, armazenando dados para empresas, governos ou pessoas. Esse é um dos principais players do mercado e concorre com gigantes, como Google e Microsoft.

A tecnologia da AWS permite criar, hospedar e escalar aplicativos e serviços pela internet — sem precisar manter servidores físicos próprios.


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.