AWS: Amazon volta a relatar problemas depois de mais um ‘apagão’ global

Páginas do mundo inteiro começaram essa semana com instabilidade devido a problemas na Amazon Web Services
Por Bruno Capozzi, editado por Layse Ventura 20/10/2025 06h30, atualizada em 21/10/2025 10h24
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Uma interrupção na Amazon Web Services, o serviço de nuvem da Amazon, afeta sites e aplicativos no mundo inteiro. O problema começou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (20).

A Amazon chegou a falar que estava normalizando as operações, mas depois admitiu novas dificuldades. No começo da tarde, informou a raiz do problema: “um subsistema interno responsável por monitorar o estado dos balanceadores de carga da nossa rede”.

Procurada pelo Olhar Digital, a big tech disse apenas que as atualizações estão no portal da AWS.

A linha do tempo

A big tech informou em seu site que os serviços foram interrompidos na região leste dos Estados Unidos e que engenheiros estavam trabalhando para entender o que houve: “Podemos confirmar aumento nas taxas de erro e latência para múltiplos serviços da AWS na região US-EAST-1. Os engenheiros foram acionados imediatamente e estão trabalhando ativamente tanto na mitigação do problema quanto na compreensão completa da causa raiz”, escreveu a AWS às 4h51 de manhã, no horário de Brasília.

6h27: “Estamos vendo sinais significativos de recuperação. A maioria das solicitações agora deve estar sendo concluída com sucesso. Continuamos a trabalhar no acúmulo de solicitações em fila”.

7h03: “Continuamos a observar recuperação na maioria dos serviços da AWS afetados. Podemos confirmar que os serviços e recursos globais que dependem da região US-EAST-1 também se recuperaram. Continuamos trabalhando para uma resolução completa e forneceremos atualizações assim que tivermos mais informações para compartilhar”.

7h35: “A maioria das operações dos serviços da AWS está sendo concluída normalmente agora. Algumas solicitações podem ser limitadas enquanto trabalhamos para uma resolução completa”.

11h14: “Confirmamos erros significativos de API e problemas de conectividade em diversos serviços na região US-EAST-1”.

12h04: “Continuamos investigando a causa raiz dos problemas de conectividade de rede que estão afetando os serviços da AWS, como DynamoDB, SQS e Amazon Connect, na região US-EAST-1. Identificamos que o problema se originou na rede interna do EC2. Continuamos investigando e identificando soluções”.

12h43: “Identificamos a origem dos problemas de conectividade de rede que afetaram os serviços da AWS. A causa raiz é um subsistema interno responsável por monitorar o estado dos balanceadores de carga da nossa rede. Estamos limitando as solicitações para o lançamento de novas instâncias EC2 para auxiliar na recuperação e trabalhando ativamente em medidas de mitigação”.

13h13: Mitigações adicionais trouxeram recuperação gradual da conectividade e das APIs; limitações em novos lançamentos de EC2 ainda eram gerenciadas.

14h03: AWS informou que continuava aplicando medidas de mitigação. Erros em funções Lambda persistiam devido ao subsistema afetado, e a correção para lançamentos de EC2 estava sendo validada.

14h38: A AWS informou que as medidas de mitigação para falhas no lançamento de novas instâncias EC2 avançavam e que alguns subsistemas internos do EC2 já apresentavam sinais iniciais de recuperação em algumas Availability Zones na região US-EAST-1. A empresa aplicava mitigação nas demais AZs, com expectativa de que erros de lançamento e problemas de conectividade de rede diminuíssem.

15h22: A AWS relatou avanços contínuos nas medidas para corrigir falhas no lançamento de novas instâncias EC2, observando aumento nas implantações bem-sucedidas e redução dos problemas de conectividade na região US-EAST-1. A empresa também destacou melhora significativa nos erros de invocação do Lambda, especialmente durante a criação de novos ambientes de execução, incluindo o Lambda@Edge.

18h48: A AWS informou que os lançamentos de instâncias EC2 foram totalmente normalizados em todas as zonas da região US-EAST-1. Serviços dependentes, como Redshift, já processavam o backlog acumulado. O Amazon Connect voltou a operar normalmente.

19h53: A Amazon informou que todos os serviços da AWS voltaram a operar normalmente após quase 15 horas de instabilidades na região US-EAST-1, no norte da Virgínia (EUA). O problema, iniciado por uma falha de DNS no DynamoDB, desencadeou erros em cascata que afetaram EC2, Lambda, CloudWatch e dezenas de outros serviços. Segundo a empresa, alguns sistemas (como Redshift, AWS Config e Connect) ainda processam o backlog de mensagens, mas sem impacto para os clientes.

Contextualizando: o DynamoDB é um banco de dados que hospeda informações para empresas, incluindo dados de clientes. O EC2 é um servidor virtual usado para criar aplicativos online.

Mapa do mundo mostra rede global de internet
Segunda-feira começou com serviços online fora do ar em todo o mundo. Imagem: Toria / Shutterstock

Serviços afetados pela queda da AWS

A BBC listou uma série de aplicativos e sites que amanheceram instáveis:

  • Snapchat
  • Zoom
  • Roblox
  • Fortnite
  • Canva
  • Wordle
  • Signal
  • Coinbase
  • Duolingo
  • Slack
  • PokemonGo
  • Epic Games
  • PlayStation Network

No Brasil, o site Downdetector, que monitora notificações de falhas online, apontou reclamações logo cedo em alguns apps, como:

  • iFood
  • Mercado Livre
  • Mercado Pago
  • Wellhub

O site da própria Amazon, o streaming Prime Video e a assistente Alexa também tiveram instabilidades ao longo da madrugada e do começo da manhã, segundo o Downdetector.

A inteligência artificial da Perplexity ficou fora do ar, de acordo com o CEO Aravind Srinivas, que escreveu no X.

Quem também se manifestou no X foi a presidente do Signal, Meredith Whittaker. Segundo ela, o aplicativo de mensagens caiu para algumas pessoas.

O aplicativo Lyft, rival da Uber, ficou inativo para usuários nos Estados Unidos.

Janelas de serviços de nuvem das big techs Amazon, Google e Microsoft abertas em navegador
AWS concorre com gigantes como Google Cloud e Microsoft Azure. (Imagem: Michael Vi/Shutterstock)

O que é AWS?

A Amazon Web Services, ou AWS, é a divisão em nuvem da Amazon. Essa tecnologia fornece poder de computação sob demanda, armazenando dados para empresas, governos ou pessoas. Esse é um dos principais players do mercado e concorre com gigantes, como Google e Microsoft.

A tecnologia da AWS permite criar, hospedar e escalar aplicativos e serviços pela internet — sem precisar manter servidores físicos próprios.

Outro ‘apagão’ cibernético

Esse é o primeiro grande problema na internet global desde o caso Crowdstrike.

Em 19 de julho de 2024, uma falha na atualização de um driver da empresa paralisou cerca de 8,5 milhões de computadores que usavam o Windows. Foram dias de grande caos, com impactos sentidos nas mais diversas áreas, inclusive em hospitais.


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Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.