Empresas usam a IA como desculpa para demissões, dizem especialistas

Companhias culpam automação da IA pelos cortes — mas dados mostram que o impacto real da IA no emprego ainda é mínimo
Leandro Costa Criscuolo20/10/2025 16h05
Mão teclando em um notebook com gráfico no meio exibindo palavras relacionadas à Inteligência Artificial
Imagem: Thapana_Studio/Shutterstock
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De companhias aéreas a gigantes de tecnologia, uma onda de demissões vem sendo justificada pela adoção da inteligência artificial.

Accenture, Lufthansa, Salesforce, Klarna e Duolingo anunciaram cortes recentes, alegando ganhos de eficiência com a automação. Mas especialistas afirmam que a IA virou um álibi conveniente para decisões de negócio impopulares.

Companhias estão usando a inteligência artificial como cortina de fumaça para reestruturações e erros de gestão (Imagem: Moor Studio/iStock)

Bode expiatório corporativo

  • Fabian Stephany, professor do Oxford Internet Institute, diz que muitas dessas demissões são apenas uma forma de encobrir estratégias de reestruturação.
  • “As empresas projetam na IA uma narrativa de modernização para justificar cortes inevitáveis”, afirmou à CNBC.
  • Ele lembra que várias corporações contrataram demais durante a pandemia e agora fazem uma “limpeza de mercado”.
  • Jean-Christophe Bouglé, cofundador da Authentic.ly, concorda: “Em grandes corporações, há pouca aplicação real de IA.
  • Mesmo assim, demissões em massa são anunciadas ‘por causa da IA’. Parece uma grande desculpa.”
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IA virou a desculpa perfeita para empresas que fazem cortes de funcionários – Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock

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O que dizem os dados

Relatórios do Budget Lab, da Universidade de Yale, e do Federal Reserve de Nova York indicam que a automação por IA ainda teve impacto mínimo sobre o emprego. Apenas 1% das empresas de serviços nos EUA citaram a IA como causa direta de demissões.

Stephany resume: “O medo de que a IA acabe com o trabalho humano é antigo — e raramente se confirma. Assim como no passado, a tecnologia tende a criar novas funções, não a eliminá-las.”

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Empresas alegam ganhos de eficiência com a automação, mas pesquisas revelam que a IA ainda não está substituindo empregos em larga escala – Imagem: Stokkete/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.