Entre janeiro e setembro deste ano, foram 147.602 veículos eletrificados vendidos no Brasil, o que representa um crescimento de 20,4% em relação ao mesmo período de 2024. A participação de mercado destes modelos chegou a 9,3% no último mês.
Estes números mostram que a demanda continua crescendo. Um cenário que deve continuar nos próximos anos, impulsionando uma transformação na matriz energética nacional. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa da Strategy&, consultoria estratégica da PwC Brasil.

Menor consumo de combustíveis fósseis
Segundo o levantamento, o país pode ter mais de 35 milhões de veículos eletrificados em circulação até 2040. Isso representaria um crescimento anual médio de até 106% nas vendas no período entre 2022 e 2029.
Esse cenário provocaria uma importante redução no consumo de combustíveis fósseis. Até 2030, os brasileiros devem utilizar 8 bilhões de litros a menos de gasolina e 6 bilhões de litros a menos de diesel. Já até 2040, a economia deve ser de 37 bilhões de litros de gasolina e 41 bilhões de litros de diesel, o que equivale a 59% e 66% das demandas atuais, respectivamente.

Os analistas ainda esperam uma ampliação da produção local nos próximos anos, bem como a entrada de mais fabricantes no mercado brasileiro. Isso tende a consolidar o Brasil como um exemplo global do processo de eletrificação automotiva.
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Projeções apontam para crescimento expressivo do setor
- O relatório também projeta um aumento de 100% nas vendas de caminhões leves e ônibus elétricos em 2028.
- Em 2030, o avanço nas comercializações deve ser de 79% para os caminhões pesados e de 47% no caso dos veículos de passeio, com participação de 97% e 66%, respectivamente, em 2040.
- As projeções indicam ainda que, em sete anos, 26% da frota de caminhões leves e ônibus já será eletrificada, bem como 11% dos carros de passeio e 80% dos caminhões pesados.
- Para 2040, a expectativa é que essa participação subirá para 65%, 51% e 37%, respectivamente.