A lua de mel da SpaceX com a NASA parece ter terminado. A empresa de Elon Musk conseguiu, em 2021, um contrato de US$ 2,9 bilhões para fornecer o módulo de pouso para os astronautas da missão Artemis 3, que deve levar humanos à Lua novamente após 50 anos. Mas os recentes atrasos no programa Starship podem fazer a agência espacial mudar os planos.
Na última segunda-feira (20), o administrador interino da NASA, Sean Duffy, falou abertamente que a agência cogita cancelar o contrato bilionário que mantém com a SpaceX.
“Eu adoro a SpaceX; é uma empresa incrível. O problema é que eles estão atrasados. Eles estenderam seus prazos, e estamos em uma corrida contra a China”, disse Duffy à emissora americana CNBC.
Além disso, o chefe da NASA mencionou que o plano B poderia ser utilizar a Blue Origin, que também mantém um contrato com a NASA para um sistema de pouso que seria usado em missões futuras, a partir da Artemis 5.

“O presidente (Trump) e eu queremos ir à Lua durante o mandato deste presidente, então vou abrir o contrato”, acrescentou. “Vou deixar outras empresas espaciais competirem com a SpaceX, como a Blue Origin.”
Elon Musk defendeu sua empresa, apesar dos atrasos, e disse duvidar que a rival, cujo dono é o também bilionário Jeff Bezos, consiga desenvolver o módulo a tempo.
Leia mais:
- Vídeo mostra satélites Starlink cruzando auroras vistas da ISS
- Satélites da Starlink caem todos os dias – e isso deve piorar; entenda
- Satélites da Starlink prejudicam pesquisas astronômicas, afirmam pesquisadores
“A Blue Origin nunca entregou uma carga útil à órbita, muito menos à Lua”, disse Musk no X. O foguete New Glenn da Blue Origin levou um protótipo da nave espacial Blue Ring da empresa à órbita da Terra em seu primeiro — e, até agora, único — lançamento em janeiro. Esse foguete é a maior aposta da empresa para suas operações futuras no espaço. Atualmente, eles fazem voos suborbitais com o New Shepard.

Artemis 3 está atrasada, e Starship pode causar ainda mais problemas
O projeto Artemis como um todo parece estar enfrentando bastante dificuldade. Apesar do primeiro lançamento em 2022, a Artemis 2 sofreu dois adiamentos seguidos e agora segue com uma otimista previsão para 2026. Já a Artemis 3 está marcada para meados de 2027 (a previsão original era 2024).

A Starship deverá ser usada como módulo de pouso dessa terceira missão. A maior nave do mundo vai ter uma versão atualizada especialmente para isso. No entanto, até agora, a Starship voou apenas 11 vezes e teve diversas explosões nos últimos meses, o que coloca em dúvida se a empresa vai conseguir ter a nave pronta para a difícil empreitada já em 2027.