Guia ensina adolescentes a usar a internet com segurança e equilíbrio

Adolescentes participam da criação de guia que ensina boas práticas de uso da internet e combate riscos digitais
Por Maurício Thomaz, editado por Layse Ventura 22/10/2025 15h12
Novo material ajuda adolescentes a navegarem com responsabilidade na internet
Novo material ajuda adolescentes a navegarem com responsabilidade na internet (Imagem: Iren_Geo / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O uso da internet por adolescentes tem crescido de forma acelerada, exigindo cada vez mais atenção à segurança e ao bem-estar digital.

Pensando nisso, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), vinculado ao NIC.br, lançou o guia “Internet com Responsa Só para Adolescentes: Proteção no Uso da Internet“. O material foi apresentado nesta terça-feira (21), durante o 10º Simpósio de Crianças e Adolescentes na Internet, realizado em São Paulo. As informações são da Agência Brasil.

O guia é gratuito e está disponível online. Ele foi criado a partir de escutas com jovens de todas as regiões do Brasil, que compartilharam suas experiências e preocupações sobre o ambiente digital. O objetivo é ajudar os adolescentes a navegar com mais consciência, abordando temas como privacidade, desinformação, saúde mental, inteligência artificial e cyberbullying.

adolescente celular
Guia aborda temas como bullying, inteligência artificial e saúde mental para manter os jovens informados sobre os prós e os contras da internet (Imagem: David Pereiras/Shutterstock)

Adolescentes participam da criação do guia

De acordo com Harika Merisse Maia, diretora de Projetos da Rede Conhecimento Social, a construção do material contou com a participação direta de crianças e adolescentes de 9 a 17 anos. Essa abordagem inédita permitiu compreender melhor como os jovens utilizam a internet e o que esperam de um ambiente digital mais seguro.

Leia mais:

As conversas revelaram que, entre 9 e 11 anos, é comum o uso de celulares dos pais para jogar offline ou assistir a vídeos. Já os adolescentes de 12 a 17 anos utilizam o celular para fazer compras, acessar redes sociais e até participar de apostas online – o que os expõe a riscos como jogos de azar e conteúdos inadequados.

Levar o celular para a cama atrapalha o ciclo circadiano
A elaboração do guia teve a participação direta de crianças e adolescentes de 9 a 17 anos (Imagem: tommaso79 / Shutterstock)

Recomendações para o uso consciente da internet

Durante as escutas, os próprios adolescentes sugeriram medidas para tornar a internet um espaço mais seguro e equilibrado. Entre as sete recomendações citadas no guia estão:

  • Definir tempo limite de uso da internet;
  • Manter acompanhamento dos pais de forma respeitosa;
  • Estabelecer regras dialogadas sobre o uso das redes;
  • Mostrar exemplos de consequências de comportamentos inadequados;
  • Garantir um espaço seguro para pedir ajuda;
  • Promover atividades fora das telas;
  • Incentivar o uso consciente e responsável das tecnologias.

Segundo a advogada Mariana Venâncio, do NIC.br, o projeto é uma ferramenta essencial para fortalecer a conscientização e a proteção de adolescentes no ambiente digital. “É um avanço importante na educação digital e na construção de um uso mais responsável da tecnologia”, afirmou.

Maurício Thomaz
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista com mais de 13 anos de experiência, tenho faro pela audiência e verdadeira paixão em buscar alternativas mais assertivas para a entrega do conteúdo ao usuário.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.