A Nike revelou sua nova tecnologia de “resfriamento de desempenho” para vestuário de atletas, considerada uma das maiores inovações da marca. Chamada de Aero-FIT, a novidade estreará nos uniformes de futebol de clubes patrocinados pela Nike (o que inclui a Seleção Brasileira) durante a Copa do Mundo 2026, antes de chegar ao público geral.
A criação é uma resposta a um planeta cada vez mais quente e úmido, segundo a Nike. E vai ajudar atletas a definir o ritmo, independentemente das condições. O sistema é capaz de canalizar mais que o dobro do fluxo de ar dos materiais utilizados pela empresa até agora.
“A Nike existe para tornar os atletas melhores, e nossa inovadora tecnologia Aero-FIT oferece o futuro da nossa inovação em vestuário que define o setor, tanto em desempenho de elite quanto em sustentabilidade em escala”, afirma Janett Nichol, vice-presidente de inovação em vestuário e criação digital avançada.

Como funciona?
Projetado para movimentar mais ar entre a pele e o tecido, o Aero-FIT aumenta a eficiência da transpiração e ajuda os atletas a permanecerem secos durante o jogo. A malha mais leve proporciona um fluxo de ar em áreas de alto calor. Além da estética, zonas elípticas na camisa criam canais de ar funcionais, ajustados para o desempenho em campo.
A Nike diz que centenas de atletas testaram o Aero-FIT em uma ampla gama de condições para dar feedbacks e percepções que ajudaram a validar o desempenho de resfriamento, o conforto e a liberdade de movimento do sistema em cenários reais. “Nós nos concentramos nos dados, analisando como o ar se move pelo corpo e mapeamos esse fluxo de ar com designs específicos para cada esporte”, diz Nichol.
Designers da empresa se basearam na fisiologia e na biomecânica dos atletas em roupas com fluxo de ar para garantir a precisão de costura dos uniformes, que também foi validada em testes práticos e seguiram os “mais altos padrões técnicos da marca”.

Além disso, o sistema marca o primeiro vestuário de desempenho de elite da Nike feito com 100% de resíduos têxteis: um feito possível graças à reciclagem química avançada, um processo circular que resulta em fios de poliéster reciclados tão bons quanto o material virgem, segundo a empresa.
O Aero-FIT é um dos quatro principais avanços tecnológicos que a Nike está revelando este mês com foco em atletas. Pela primeira vez, as criações partiram de um núcleo centralizado de designers das divisões Nike, Jordan Brand e Converse. Além do Aero-FIT, a marca também anunciou os seguintes produtos:
Nike Mind
Em desenvolvimento há mais de 10 anos, a plataforma gerou o primeiro calçado da Nike baseado em neurociência que “ajuda atletas a fixar sua mentalidade antes e depois da competição”. Os modelos Mind 001 e Mind 002 ativam áreas sensoriais do cérebro por meio de estímulos na planta do pé.
Com 22 nós de espuma, unidos a um material flexível e resistente à água, o tênis atua como pistões e estabilizadores conforme os atletas se movimentam – transmitindo a sensação, e até mesmo a textura, do solo logo abaixo. Essa interação aumenta a percepção sensorial, o que pode ajudar a eliminar distrações e aumentar a concentração, segundo a marca. As vendas começam em janeiro de 2026.

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Projeto Amplify
Projetado para aumentar o movimento natural da perna e do tornozelo, o sistema Project Amplify é o primeiro sistema de calçados motorizados do mundo para corrida e caminhada, fornecendo impulso a qualquer pessoa que queira se movimentar. Ainda em fase inicial de testes, o produto não tem data para lançamento.

Therma-FIT Air Milano
Com tecnologia Nike Air, a jaqueta permite que os atletas regulem sua temperatura sem trocar de camada, inflando ou desinflando o ar de dentro, oferecendo níveis de aquecimento que variam de um moletom com capuz a um acolchoado de peso médio. O produto terá sua estreia com a Seleção dos EUA nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão 2026.
