Apple condenada no Reino Unido por abusar de poder de mercado

Tribunal britânico decide que empresa cobrou comissões abusivas e deve pagar até £1,5 bilhão em indenizações
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 23/10/2025 19h56
Martelo de juiz à frente de logo da Apple
(Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple foi considerada culpada por abusar de sua posição dominante no mercado de aplicativos, segundo decisão do Tribunal de Apelação da Concorrência (CAT) do Reino Unido, divulgada nesta quinta-feira (23).

O tribunal concluiu que a gigante americana cobrou comissões “excessivas e injustas” de desenvolvedores entre outubro de 2015 e dezembro de 2020, excluindo concorrentes e elevando preços para consumidores.

reino unido
Decisão inédita no Reino Unido pode abrir caminho para outras ações coletivas contra Big Techs – Imagem: Mini Onion/Shutterstock

Detalhes do processo

  • O processo coletivo, movido em nome de milhões de usuários de iPhone e iPad, pode custar à Apple cerca de 1,5 bilhão de libras (US$ 2 bilhões) em indenizações.
  • A empresa afirmou que recorrerá, alegando que a decisão “apresenta uma visão distorcida da próspera economia de aplicativos”.
  • Segundo o CAT, os desenvolvedores pagaram cerca de 30% de comissão à Apple – valor muito acima da taxa considerada justa de 17,5%. Metade desse custo extra teria sido repassado aos consumidores.

Leia mais:

apple
Gigante da tecnologia é acusada de monopólio e cobrança excessiva sobre desenvolvedores da App Store – Imagem: Ascannio/Shutterstock

Caso pode abrir precedente histórico

A ação, movida pela pesquisadora britânica Rachael Kent, é o primeiro processo coletivo de grande porte contra uma Big Tech sob o novo regime de ações coletivas do Reino Unido.

O tribunal destacou que o caso pode servir de precedente histórico e impulsionar outros processos semelhantes contra empresas como Google, Amazon e Microsoft, já em andamento.

Kent comemorou a vitória, afirmando que a decisão “envia uma mensagem clara: nenhuma empresa, por mais poderosa que seja, está acima da lei”.

apple verde
Processo coletivo acusa a Apple de lucrar ilegalmente com comissões de até 30% sobre aplicativos (Imagem: Quality Stock Arts / Shutterstock.com)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.