Em 2026, estes veículos de duas e três rodas precisarão de CNH e placa

Confira os detalhes em relação à nova regra de trânsito e veja se o seu ciclomotor está incluso entre os que precisam seguir as diretrizes
Por Matheus Chaves, editado por Layse Ventura 24/10/2025 06h20
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Imagem: PIKSEL / iStock
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Os veículos de duas ou três rodas, os chamados ciclomotores, têm ganhado cada vez mais utilidade ao longo dos anos, ajudando a reduzir congestionamentos e a poluição.

Eles tornaram-se o meio de transporte preferido de muitas pessoas para ir ao trabalho ou outros locais. Porém, ao mesmo tempo, começou a haver muitas ocorrências de desobediência às regras de trânsito e ao bom senso, o que vinha gerando desordem e até acidentes.

Por conta disso, foram criadas novas regras para os condutores desses veículos, que, a partir de 1º de janeiro de 2026, precisarão utilizar capacete, placa e portar uma habilitação. Dessa forma, a fiscalização poderá apreender e multar quem desobedecer ao Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

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Imagem ilustrativa de mão segurando a CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
Imagem ilustrativa de mão segurando a CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
(Imagem: jackpress / Shutterstock.com)

A habilitação exigida será da categoria A, a mesma utilizada para motos, ou a ACC, um documento mais simples e especial para os condutores desses veículos. Além disso, vale destacar que os ciclomotores não poderão mais ser utilizados em ciclovias e ciclofaixas. 

Mudanças para 2026: motoristas precisarão de habilitação e placas para dirigir estes veículos de duas e três rodas

Ciclomotor
Homem vestido em uma roupa amarela em um ciclomotor – Imagem: Licvin/Shutterstock

Os veículos aos quais os motoristas precisarão se adequar às novas leis de trânsito são os ciclomotores. Eles se caracterizam por terem duas ou três rodas, serem movidos a combustão ou por meio de eletricidade, com velocidade de fábrica de, no máximo, 50 km/h e potência de até 4 mil watts.

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Mulher em um patinete – Imagem: Divulgação/NIU

Vale ressaltar que as novas regras não se aplicam a bicicletas elétricas com pedal assistido, monociclos elétricos e patinetes (transportes chamados de autopropelidos), capazes de alcançar velocidade de até 32 km/h.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.