Lançado em agosto de 2023, o Doubao é um aplicativo de inteligência artificial que reúne funções de bate-papo, geração de imagens e vídeos, criação de planilhas e até produção de podcasts curtos. Tudo em uma única plataforma.
A ferramenta foi desenvolvida pela empresa ByteDance, a mesma que controla o TikTok, e se tornou um grande sucesso na China. Dados da empresa de pesquisa QuestMobile, apontam que o app alcançou 157 milhões de usuários ativos por mês em agosto deste ano, superando o concorrente DeepSeek.

Doubao aposta na simplicidade
- O Doubao permite diferentes tipos de interação, por texto, áudio e vídeo.
- Além disso, gera resultados em vários formatos, como imagens, roteiros, resumos automáticos e vídeos curtos.
- O aplicativo ainda reúne ferramentas de produtividade, como criação de planilhas e apresentações, com recursos voltados ao entretenimento.
- A plataforma foi projetada para ser simples, criando uma experiência menos técnica e mais próxima do público geral.
- E parece ter atingido o resultado, tornando a IA acessível para o público comum chinês.
Leia mais
- TikTok já alcança 200 milhões de usuários na Europa
- DeepSeek: IA chinesa é sucesso na África
- Perde a noção do tempo no TikTok? Entenda mecanismo por trás

Integração com outro app bastante famoso na China
A reportagem aponta que um dos principais diferenciais do Doubao, e uma das explicações de seu sucesso, está na integração com o Douyin, a versão chinesa do TikTok. É possível, por exemplo, assistir a vídeos desta plataforma dentro do próprio app.
Os números confirmam a popularização da ferramenta. Em setembro deste ano, o volume diário de dados processados, que indicam o número de unidades de texto lidas ou geradas, superou a marca de 30 trilhões. Isso representa mais que o dobro do registrado seis meses antes.

O Doubao utiliza a mesma estratégia que fez o TikTok se tornar tão popular. O aplicativo conta com algoritmos que incentivam o compartilhamento e o engajamento. No caso da IA, essa dinâmica se traduz em conversas, conteúdos gerados e interações que circulam dentro do ecossistema da empresa, fortalecendo seu domínio no mercado interno.
O app foi criado para o público da China. Ele até pode ser acessado fora do país pelo endereço doubao.com/chat, mas conta apenas com a versão em chinês. Para usuários internacionais, a ByteDance lançou o Cici, uma versão adaptada do chatbot e disponível em diversos idiomas.