Existem jogos que foram desenvolvidos, mas nunca chegaram a ser lançados oficialmente. No entanto, o que muitos não sabem é que diversos games, inclusive de franquias famosas, vazaram e podem ser jogados de alguma forma atualmente.
5 jogos que vazaram online e eram jogáveis
A seguir, o Olhar Digital traz uma lista com 5 jogos que vazaram antes de serem lançados. Todos os games foram cancelados, mas já eram jogáveis e podem ser aproveitados em diferentes meios.
1. GoldenEye 007 Remaster

Em 2008, a desenvolvedora Rare tentava fazer o “GoldenEye 007 Remaster” para o Arcade do Xbox 360. Porém, faltando somente dois meses para o final do desenvolvimento, foi constatado que a equipe iniciou a remasterização sem garantir os direitos, que pertenciam à Nintendo, Activision e aos detentores dos direitos do filme, a MGM. Dessa forma, o game acabou sendo cancelado e nunca foi lançado oficialmente.
Ele traria melhorias visuais e taxas de quadros a 60 frames por segundo (fps), a taxa de quadros por segundo. Além disso, permitiria alternar entre os novos gráficos e os originais do Nintendo 64 por meio de um botão. Todavia, o game vazou online em fevereiro de 2021 em sua versão beta. No vídeo abaixo, você visualiza o jogo por completo:
Leia mais:
- Como jogos vazam antes do lançamento?
- 10 jogos com finais secretos que você não conhecia
- Quais são os 10 melhores jogos do PS3, segundo a crítica especializada?
2. Warcraft Adventures: Lord of the Clans
Outro game cancelado de uma franquia de sucesso foi o título “Warcraft Adventures: Lord of the Clans”, (“Aventuras de Warcraft: Senhor dos Clãs”, em português). Ele teve seu desenvolvimento iniciado nos anos 1990, por meio da Blizzard.
O game trazia Thrall, um orc criado como escravo de um tenente humano que escapa e tenta se reunir com seu povo. Em 1998, o jogo foi concluído, mas como a Blizzard chegou à conclusão de que ele era muito desatualizado e linear, resolveu cancelá-lo e não o lançou. Cenas do título foram vazadas durante os anos, mas uma versão jogável só ficou disponível em 2016.
A versão jogável do game foi postada no fórum Scrolls of Lore pelo usuário russo chamado Reitor. Nela, Thrall inicia sua jornada preso em um calabouço, prestes a ser executado.
Veja alguns minutos do game:
3. Resident Evil 1.5

“Resident Evil 1.5″ ou “Resident Evil 2 Prototype” era um game que vinha sendo desenvolvido pela Capcom, mas, por ter muitas diferenças em relação à versão original, acabou sendo descartado quando estava com aproximadamente 70 ou 80% de conclusão.
Todavia, diversas versões foram disponibilizadas online durante os anos. Entre elas, há uma versão dos fãs disponibilizada em alguns sites na internet e que trouxe um game mais refinado.
Confira alguns detalhes do game:
4. The Elder Scrolls Travels: Oblivion
Este game vinha sendo desenvolvido em 2007 pela Climax Group London para PlayStation Portátil (PSP), mas acabou sendo cancelado por conta da falta de dinheiro e de tempo. Ele teria aproximadamente 180 missões e seria mais linear por conta de limitações do hardware.
A versão chegou a ser vazada na internet e foi possível observar o quanto o jogo era jogável, apesar de ter problemas que costumam ser normais em games vazados, com travamentos. Destaque para o sistema de combate e movimentação, pois ele é muito parecido com o do jogo original.
“The Elder Scrolls Travels: Oblivion” para PSP tinha como base as fases e funcionava como um jogo de tiro em arena, no qual o jogador avançava de fase em fase derrotando inimigos nas cidades.
5. Star Wars: Battlefront III

“Star Wars: Battlefront III” vinha sendo desenvolvido pela Pandemic Studios, mas a empresa não conseguiu cumprir o prazo de um ano estabelecido pela LucasArts. Então, o jogo acabou sendo cancelado. Porém, em 2016, uma build para a versão voltada ao Xbox 360 vazou no 4chan.
O game já tinha cutscenes funcionais, uma jogabilidade sólida e uma parte significativa de campanha jogável.
Amazon Prime também é feito para jogadores!
Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.