Pegadas de dinossauros são descobertas na Amazônia

As marcas antigas estão fossilizadas e possuem diferentes tamanhos e formatos, com algumas chegando a um metro
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 27/10/2025 10h10, atualizada em 27/10/2025 10h44
pegada-dinossauro-1-1920x1080
Imagem: JPavani – @Birdingroraima)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após anos de análises, pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) fizeram uma descoberta inédita na região da Amazônia brasileira. Eles identificaram a presença de pegadas de dinossauros em pedras.

Segundo a equipe, essas marcas antigas estão fossilizadas e possuem diferentes tamanhos e formatos, com algumas chegando a um metro. Elas foram percebidas pela primeira vez apenas no ano de 2011 em função do padrão nas rochas.

Muitos outros sinais destes animais antigos podem estar escondidos na Amazônia (Imagem: Reprodução/JPavani – @Birdingroraima)

Parque geológico deve ser criado

  • Um dos responsáveis pela descoberta, o professor de geologia e pesquisador Vladimir de Souza afirma que foram 14 anos de pesquisa.
  • Até mesmo pegadas menores, de velociraptors, foram encontradas no local.
  • A ideia é criar um parque geológico na região para incentivar o turismo e novas descobertas.
  • Para Vladimir de Souza, muitos outros sinais destes animais antigos podem estar escondidos na Amazônia.
  • As informações são do G1.

Leia mais

Foram 14 anos de pesquisa para determinar a origem das pegadas (Imagem: Reprodução/JPavani – @Birdingroraima)

Diversos dinossauros teriam circulado pela região

O estudo aponta que os dinossauros habitaram a região há 110 milhões de anos. Hoje, a área é ocupada por comunidades indígenas e propriedades rurais na cidade de Bonfim, em Roraima, quase na fronteira entre Brasil e Guiana.

Seis gêneros de dinossauros foram identificados no norte de Roraima até agora. No entanto, os pesquisadores acreditam que mais de 20 tenham circulado pela região ao longo da história, o que justificaria a realização de novas análises.

Dinossauros habitaram a região há 110 milhões de anos (Imagem: Reprodução/JPavani – @Birdingroraima)

Durante a pesquisa também foram identificados vegetais que se desenvolveram nessa mesma época e que ajudaram a formar o lavrado, bioma característico do estado. Essas descobertas ajudam a entender mais sobre como era a vida na região há milhões de anos.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.