Um possível acordo entre Estados Unidos e China sobre a propriedade do TikTok pode ser assinado já na quinta-feira (30), afirmou o presidente americano Donald Trump durante voo no Air Force One, a caminho do Japão, vindo da Malásia, segundo a CNBC.
O acerto, avaliado em US$ 14 bilhões, envolverá a criação de uma nova estrutura de propriedade para as operações do aplicativo nos EUA. Apesar da confirmação de Trump, os detalhes do acordo permanecem sob sigilo.

Novo controle com participação americana
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, declarou no programa Face the Nation, da CBS, que o acordo foi finalizado em Madri e que os líderes dos dois países deverão assinar o documento oficialmente na quinta-feira (30), na Coreia.
Trump havia assinado, em setembro, uma ordem executiva que abriu caminho para o negócio, exigindo que a maioria dos investidores do TikTok nos EUA fosse americana – entre eles Larry Ellison, cofundador da Oracle.
Pelos termos propostos, investidores americanos e internacionais deteriam cerca de 65% da nova empresa, enquanto a ByteDance, controladora chinesa do TikTok, ficaria com menos de 20%.
O acordo também prevê que o algoritmo (responsável por definir o conteúdo exibido aos usuários) seja supervisionado pelos novos investidores e retreinado com dados de usuários dos EUA.

Leia mais
- TikTok americano será controlado por várias empresas e até uma família real
- Três empresas terão controle de quase metade do TikTok nos EUA
- CEO da Oracle assume papel de magnata da mídia e aposta no TikTok
Segurança dos dados
A iniciativa surge após a aprovação de um projeto de lei em 2024, que exigia que a ByteDance encontrasse um comprador aprovado pelos EUA ou encerrasse as operações do aplicativo no país, sob alegações de risco à segurança nacional.
- A Oracle será designada como “provedora de segurança confiável”, responsável por monitorar o armazenamento e o uso dos dados de usuários americanos.
- Cerca de 80% do TikTok nos EUA será incorporado a uma joint venture administrada pela Oracle e pela Silver Lake Partners, enquanto a ByteDance manterá aproximadamente 20% de participação e uma cadeira no novo conselho.
- Entre os outros membros do conselho estarão Larry Ellison e Rupert Murdoch, ambos aliados próximos de Trump.
