Trump diz que acordo do TikTok com a China pode ser assinado esta semana

Negociação bilionária pode transferir controle do aplicativo para investidores americanos e redefinir a supervisão do algoritmo nos EUA
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 27/10/2025 19h48
tiktok
Imagem: PJ McDonnell/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um possível acordo entre Estados Unidos e China sobre a propriedade do TikTok pode ser assinado já na quinta-feira (30), afirmou o presidente americano Donald Trump durante voo no Air Force One, a caminho do Japão, vindo da Malásia, segundo a CNBC.

O acerto, avaliado em US$ 14 bilhões, envolverá a criação de uma nova estrutura de propriedade para as operações do aplicativo nos EUA. Apesar da confirmação de Trump, os detalhes do acordo permanecem sob sigilo.

Fachada do TikTok
EUA e China estariam prontos para selar um acordo histórico que daria à Oracle e a investidores americanos o comando do TikTok nos Estados Unidos (Imagem: Ringo Chiu/Shutterstock)

Novo controle com participação americana

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, declarou no programa Face the Nation, da CBS, que o acordo foi finalizado em Madri e que os líderes dos dois países deverão assinar o documento oficialmente na quinta-feira (30), na Coreia.

Trump havia assinado, em setembro, uma ordem executiva que abriu caminho para o negócio, exigindo que a maioria dos investidores do TikTok nos EUA fosse americana – entre eles Larry Ellison, cofundador da Oracle.

Pelos termos propostos, investidores americanos e internacionais deteriam cerca de 65% da nova empresa, enquanto a ByteDance, controladora chinesa do TikTok, ficaria com menos de 20%.

O acordo também prevê que o algoritmo (responsável por definir o conteúdo exibido aos usuários) seja supervisionado pelos novos investidores e retreinado com dados de usuários dos EUA.

tiktok trump
TikTok nos EUA pode ter novo dono ainda esta semana – Crédito: Below the Sky / Shutterstock.com

Leia mais

Segurança dos dados

A iniciativa surge após a aprovação de um projeto de lei em 2024, que exigia que a ByteDance encontrasse um comprador aprovado pelos EUA ou encerrasse as operações do aplicativo no país, sob alegações de risco à segurança nacional.

  • A Oracle será designada como “provedora de segurança confiável”, responsável por monitorar o armazenamento e o uso dos dados de usuários americanos.
  • Cerca de 80% do TikTok nos EUA será incorporado a uma joint venture administrada pela Oracle e pela Silver Lake Partners, enquanto a ByteDance manterá aproximadamente 20% de participação e uma cadeira no novo conselho.
  • Entre os outros membros do conselho estarão Larry Ellison e Rupert Murdoch, ambos aliados próximos de Trump.
Investidores americanos assumem maioria, algoritmo será retreinado com dados locais, e Oracle garante segurança do app (Imagem: Ascannio/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.