Drones são utilizados por criminosos e policiais em megaoperação no RJ

Dispositivo dos bandidos lançou granadas na polícia, que flagrou criminosos fugindo mata adentro
Por Rodrigo Mozelli, editado por Layse Ventura 28/10/2025 17h22, atualizada em 28/10/2025 17h47
Drone no ar
Dispositivo está sendo usado tanto para o bem, como para o mal (Imagem: Oleg Kopyov/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta terça-feira (28), a polícia do Rio de Janeiro (RJ) deflagrou uma megaoperação para prender 100 pessoas em dois complexos da cidade, Penha e Alemão. E a tecnologia está sendo utilizada tanto pelos criminosos, como pelos policiais, especialmente drones.

Imagem à esquerda mostra regiões pegando fogo; à direita, drone lançando granadas
Drones com granadas foram flagrados no ar (Imagem: Reprodução)

Drones lançando bombas contra policiais

  • Um exemplo captado por civis e reproduzido pela CNN mostra um drone controlado por criminosos lançando bombas no Complexo da Penha;
  • No vídeo, é possível ver o drone sobrevoando a região e liberando granadas;
  • O alvo, provavelmente, era as forças policiais presentes nas comunidades do complexo;
  • A utilização desse sistema de drones pelas organizações criminosas mostra como eles estão deixando seu arsenal cada vez mais sofisticado.

Tecnologia do bem

A polícia também empregou o uso de drones na megaoperação. Um de seus usos é o monitoramento aéreo em busca dos criminosos.

Exemplo disso foi flagrado na manhã desta terça-feira (28), no qual um drone policial captou imagens de bandidos fortemente armados fugindo em fila indiana pela mata na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha.

Bandidos deixando complexo pela mata
Já o drone da polícia flagrou criminosos deixando complexo (Imagem: Reprodução)

Leia mais:

Megaoperação no RJ

A ação foi batizada de Operação Contenção, iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro que visa mitigar o avanço territorial de uma facção criminosa na região e prender suas lideranças. São cerca de 2,5 mil agentes mobilizados para a ação policial.

Além de cumprir 100 mandados de prisão, a operação possui 150 de busca e apreensão. Alguns dos alvos — pelo menos 30 — são originários do Pará, são da facção e estão escondidos no Rio.

Até o momento, foram presas mais de 80 pessoas e há pelo menos 64 mortos, sendo 60 supostos criminosos e quatro policiais. Há, também, vários feridos, vítimas de bala perdida e outros ataques.

Região pegando fogo
Megaoperação ocorre desde às 6h (horário de Brasília), com mortos e feridos na conta (Imagem: Reprodução)

Esta arma usa micro-ondas para derrubar enxame de drones

guerra entre Rússia e Ucrânia deixa claro como os drones podem ser eficazes nos campos de batalha. Estes dispositivos são capazes de destruir alvos e até equipamentos muito mais caros, como tanques, navios e até aeronaves modernas.

Essa verdadeira revolução no campo militar tem feito com que muitas empresas trabalhem no desenvolvimento de sistemas que respondam ao uso dos veículos autônomos. Este é o caso da arma Leonidas.

Arma derruba vários drones de uma só vez

  • Segundo informações do portal New Atlas, uma das principais dificuldades na hora de derrubar drones é de ordem logística.
  • Isso porque os ataques costumam utilizar dezenas ou até centenas de dispositivos ao mesmo tempo.
  • Essa característica dificulta que a resposta seja efetiva, exigindo sistemas altamente adaptáveis aos diversos contextos encontrados nos campos de batalha.
  • E é justamente para solucionar esta questão que a empresa Epirus apresentou uma arma eletromagnética capaz de derrubar enxames de drones de uma só vez.

Leia a matéria completa aqui

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.