Uber terá 100 mil veículos autônomos com tecnologia da Nvidia

Parceria com a gigante dos chips promete reduzir custos e impulsionar o uso de robotáxis em larga escala nas principais cidades do mundo
Leandro Costa Criscuolo28/10/2025 16h44
nvidia-hyperion-1920x1080
Imagem: Nvidia
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Uber anunciou que iniciará, em 2027, a expansão de uma frota de 100 mil veículos autônomos equipados com tecnologia da Nvidia, marcando um dos passos mais ambiciosos da empresa rumo a um futuro de robotáxis em larga escala e de custos reduzidos para os consumidores.

O anúncio reforça a colaboração entre as duas companhias, iniciada em janeiro, que inclui o compartilhamento de dados de direção da Uber para aprimorar os modelos de inteligência artificial e os chips automotivos da Nvidia.

No mesmo dia, a Nvidia revelou sua nova plataforma Drive AGX Hyperion 10, que permite às montadoras integrar sensores e hardware compatíveis com softwares de direção autônoma de diferentes desenvolvedores.

nvidia
Nova plataforma da Nvidia permite que montadoras aprimorem suas tecnologias de carros autônomos (Imagem: JRdes / Shutterstock.com)

Leia mais:

Stellantis faz parte do acordo

Entre os parceiros da iniciativa, a Stellantis NV será uma das primeiras a entregar 5 mil robotáxis equipados com Nvidia para as operações da Uber nos EUA e em outros países. A empresa supervisionará toda a operação da frota — desde carregamento e manutenção até suporte ao cliente.

uber
Com apoio da Stellantis e novas plataformas de IA, a Uber planeja tornar o transporte autônomo mais acessível e lucrativo (Imagem: JHVEPhoto / Shutterstock.com)

Redução de custos e avanço na automação

  • A Uber afirma que a expansão da frota poderá reduzir o custo operacional dos robotáxis, tornando a tecnologia mais acessível.
  • Hoje, a empresa mantém parcerias com mais de uma dezena de desenvolvedores autônomos, como Waymo, WeRide, Nuro e Pony.ai, mas com frotas ainda pequenas.
  • Com o apoio da Nvidia, a Uber também criará uma “fábrica de dados de robotáxis”, reunindo milhões de horas de condução autônoma para treinar modelos de IA em larga escala.

“Juntos, esses recursos formam um poderoso mecanismo de dados que visa encurtar o caminho do piloto para a implantação autônoma lucrativa”, destacou a empresa no comunicado.

uber
Iniciativa global marca o maior investimento da Uber em veículos autônomos – Imagem: Longfin Media/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.