Galaxy Z TriFold: celular dobrável de três telas da Samsung deve chegar ainda em 2025

Samsung apresenta o Galaxy Z TriFold, celular com três telas dobráveis e design ultrafino que se aproxima do formato de um tablet
Por Valdir Antonelli, editado por Layse Ventura 28/10/2025 20h44
galaxy-z-trifold_widelg-1920x1080
Imagem: Reprodução/Redes sociais
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Depois de muita espera, especulações e vazamentos, a Samsung finalmente divulgou o smartphone Galaxy Z TriFold, que deve chegar às lojas até o final do ano.

O aparelho foi apresentado durante a APEC 2025, na Coreia do Sul. No evento, segundo o 9to5Google, dois dispositivos foram exibidos dentro de uma caixa de vidro de segurança, mas usuários e repórteres não puderam segurá-los para testes práticos.

A primeira impressão é que o dispositivo tem um corpo ultrafino, lembrando o Samsung Galaxy S25. Imagem: Reprodução/YouTube

Cada vez mais parecido com um tablet

O Galaxy Z TriFold, como o nome indica, conta com três painéis de tela, permitindo que o dispositivo ganhe mais uma seção. Essa expansão o torna ainda mais próximo de um tablet do que de um smartphone.

De acordo com o 9to5Google, o aparelho é fechado em etapas: primeiro o lado direito da tela se dobra para dentro, depois o lado esquerdo, deixando-o parecido com um smartphone comum.

Apesar de não ter havido uma demonstração funcional, o TriFold foi exibido aberto e totalmente fechado, revelando um corpo surpreendentemente fino, lembrando o Galaxy S25 Ultra. Isso reforça o avanço da Samsung em reduzir a espessura dos dobráveis, algo que já foi notado com o Galaxy Z Fold 7, considerado um dos modelos mais leves e compactos da categoria.

Leia mais:

Diferentemente do Mate XT da Huawei, o modelo da Samsung não dobra em múltiplas direções, e sua tela externa não se expande além do que já é possível no Galaxy Z Fold 6. Isso indica que o foco da empresa está em aprimorar a usabilidade e a portabilidade.

Pessoa apontando Galaxy Z Fold 7 para cachorro; celular, com One UI 8, exibe imagem de cachorro capturada por câmera do celular ao lado de imagem gerada pela inteligência artificial Galaxy AI com base na imagem
Sucesso comercial do Galaxy Z Fold 7 mostrou que existe público para esse tipo de aparelho, o que devem incentivar a Samsung a lançá-lo em outros mercados. Imagem: Divulgação/Samsung

Lançamento ainda em 2025

Em comunicado oficial enviado ao site SamMobile, a Samsung afirmou que “continua a desenvolver tecnologias inovadoras, incluindo formatos de última geração na era da IA móvel, para oferecer experiências significativas ao usuário. A recente apresentação reflete os esforços contínuos de P&D, e planejamos levar este dispositivo de próxima geração aos usuários ainda este ano.”

Segundo a empresa, o smartphone deve ser lançado nas próximas semanas na Coreia do Sul e na China, mas nada foi divulgado sobre quando ele estará disponível em outros mercados.

Por ser um produto considerado de nicho e com preço elevado, é provável que a empresa opte por um lançamento limitado, pelo menos durante a fase inicial. Ainda assim, o sucesso comercial do Galaxy Z Fold 7 mostrou que existe público para esse tipo de aparelho.

Diferentemente do Mate XT da Huawei, o modelo da Samsung não dobra em múltiplas direções, e sua tela externa não se expande. Imagem: Divulgação/Huawei

O que se sabe sobre o Galaxy Z TriFold

  • Três painéis de telas dobráveis.
  • Design ultrafino.
  • Sistema de dobradiça dupla para melhor aproveitamento de espaço.
  • Possível foco inicial no mercado asiático.
Valdir Antonelli
Colaboração para o Olhar Digital

Valdir Antonelli é jornalista com especialização em marketing digital e consumo.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.