BYD apresenta modelo ‘diferentão’ no Japão; veja

Novo carro da empresa foi desenvolvido para atender as exigências japonesas que privilegiam modelos extremamente compactos e eficientes
Alessandro Di Lorenzo29/10/2025 10h12
Placa da BYD em uma concessionária
Empresa possui, atualmente, quase 190 concessionárias e pretende ultrapassar a marca das 200 nas próximas semanas (Imagem: Cobalt S-Elinoi/Shutterstock)
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A BYD vem conquistando um mercado cada vez maior fora da China. De olho no Japão, por exemplo, a montadora apresentou nesta semana o seu primeiro kei car, menor categoria de veículos motorizados permitidos em vias expressas do país.

Trata-se do modelo Racco, revelado antes da abertura oficial do Salão do Automóvel de Tóquio 2025. Voltado exclusivamente para o mercado japonês, o veículo foi desenvolvido para atender as exigências que privilegiam carros extremamente compactos e eficientes para uso urbano.

Racco é aposta da marca chinesa para conquistar os japoneses (Imagem: divulgação/BYD)

Racco: o novo modelo da empresa chinesa

O modelo mede até 3,40 metros de comprimento, 1,48 m de largura e 2,00 m de altura. Essas dimensões estão dentro do limite máximo estabelecido para os kei cars. Já o design também é típico dos minicarros japoneses.

O Racco apresenta uma carroceria alta e quadrada, portas traseiras deslizantes e teto flutuante. A dianteira traz uma grade fechada e faróis em formato de cápsula, com assinatura em LED de dois níveis e luzes de seta integradas.

Novo modelo apresenta design típico dos minicarros japoneses (Imagem: divulgação/BYD)

O novo modelo da BYD prioriza a praticidade, com portas traseiras corrediças que facilitam o acesso. As rodas ficam posicionadas nos extremos da carroceria para ampliar o espaço interno e a cabine pode acomodar até quatro pessoas, com acabamento simples, mas funcional.

O carro ainda conta com uma bateria LFP (lítio-ferrofosfato) de 20 kWh, que garante uma autonomia aproximada de 180 km no ciclo japonês WLTC. O modelo suporta recarga rápida em corrente contínua de até 100 kW, além de contar com bomba de calor para climatização.

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Modelo foi criado para atender mercado japonês (Imagem: oleschwander/Shutterstock)

Estratégia pensada especificamente para o mercado japonês

  • Pensado para atender os hábitos de mobilidade do Japão, o Racco faz parte da estratégia de ampliação das operações da BYD no país.
  • As reservas do modelo devem começar apenas em 2026.
  • O preço inicial será de 2,6 milhões de ienes, o que equivale a cerca de US$ 17 mil (aproximadamente R$ 91 mil).
  • A marca chinesa iniciou suas operações em território japonês em 2023, com os modelos Dolphin, Seal, Atto 3 (Yuan Plus) e mais recentemente o Sealion 7.
  • Até o fim deste ano, a rede de concessionárias da BYD no país deve chegar a 100 pontos de venda.
  • As informações são do portal InsideEVs.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

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