Criança de 12 anos descobre dois possíveis novos asteroides

As rochas espaciais receberam os nomes de 2024 RX69 e 2024 RH39 e agora estão sendo monitoradas por cientistas
Alessandro Di Lorenzo29/10/2025 09h48
asteroide-1-1-1920x1080
Imagem: Vladi333/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O que você estava fazendo aos 12 anos? Com esta idade, o canadense Siddharth Patel pode se tornar um dos mais jovens da história a descobrir novos asteroides. Ele avistou duas possíveis rochas especiais durante participação em um programa parceiro da NASA.

Os objetos foram chamados de 2024 RX69 e 2024 RH39 e estão catalogados no Minor Planet Center. Esse é um braço da União Astronômica Internacional que relata e rastreia asteroides e outros objetos espaciais.

logo nasa
Possível descoberta aconteceu durante participação da criança em um programa parceiro da NASA (Imagem: LaserLens/iStock)

Futuro astronauta

  • Siddharth contou que o seu amor pela astronomia já vem de algum tempo.
  • Desde os cinco anos de idade ele usa um telescópio para “buscar os seus sonhos”.
  • “Quando vou a algum lugar escuro, ou a algum lugar que tenha muitas estrelas, isso realmente desperta meu senso de admiração. Aprendi como o espaço realmente é misterioso,” destacou.
  • O canadense ainda afirmou que planeja aprender a pilotar um avião e que quer se tornar um astronauta no futuro.

Leia mais

Pode levar anos até que a existência dos asteroides seja confirmada

Segundo informações do portal Space.com, a confirmação de que os objetos identificados se tratem realmente de asteroides pode levar até uma década. Isso porque ainda é necessário confirmar a trajetória destas rochas espaciais, por exemplo.

O 2024 RX69 e o 2024 RH39 estão localizados no cinturão principal de asteroides, entre Marte e Júpiter. A descoberta dos objetos aconteceu através da International Astronomical Search Collaboration, que usa imagens da instalação Pan-STARRS, no Havaí, e do Catalina Sky Survey, com sede no Arizona.

Rochas espaciais estariam localizadas em cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter (Imagem: buradaki/Shuttestock)

As descobertas provisórias dos dois asteroides não são os únicos feitos espaciais do jovem canadense. Sua imagem do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) ao lado da Via Láctea recebeu o People’s Choice Award no concurso de fotografia Capture the Dark 2025 da DarkSky International.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.