A Paramount assinou um contrato de locação de 10 anos com o 1888 Studios, um campus de produção cinematográfica e televisiva em um terreno de 150 mil metros quadrados em Bayonne, Nova Jersey. O acordo prevê a ocupação de 26.700 metros quadrados da instalação, que terá como vizinha uma grande base da Netflix ainda em construção.
O anúncio é fruto do esforço do governo local para tornar Nova Jersey atrativa para Hollywood. Neste ano, o estado ampliou um programa de incentivos que, agora, poderá conceder à Paramount desconto de 35% em todos os gastos no estado e um crédito de 40% com custos de mão de obra até 2039. O contrato de locação ainda depende do aval da Autoridade de Desenvolvimento Econômico de Nova Jersey (NJEDA), que se reunirá em 30 de outubro para avaliar o pedido.
“Escalar nossa produção e expandir nossa oferta de entretenimento de classe mundial é fundamental para nossa estratégia de longo prazo. Estamos entusiasmados em investir nos Estados Unidos”, disse Andy Gordon, Diretor de Estratégia e Diretor de Operações da Paramount. “Graças a programas de crédito tributário altamente competitivos como o de Nova Jersey, a região dos três estados está mais atraente do que nunca para a produção.”

Criado em 2018, o programa de Crédito Tributário para Cinema e Mídia Digital de Nova Jersey autoriza a NJEDA a designar três Parceiros de Estúdio e três Instalações de Parceiros de Locação de Filmes para receber os incentivos. O 1888 Studios foi designado como o primeiro parceiro em maio de 2024.
Em obras…
Atualmente em desenvolvimento pela Togus Urban Renewal, o 1888 Studios está prestes a se tornar o maior centro de produção em estilo campus do Nordeste e um dos maiores do país. O espaço oferecerá mais de 100 mil metros quadrados para produção, abrangendo 23 estúdios de som inteligentes com pé-direito livre mínimo de 12 metros, espaço de apoio à produção e pós-produção, além de escritórios.
Nomeado em homenagem ao ano em que Thomas Edison patenteou a câmera de filme, o 1888 Studios foi projetado pelo escritório de arquitetura global Gensler para evocar as imagens da Era de Ouro de Hollywood. O espaço tem como grande atrativo uma localização única, a menos de 30 minutos do centro de Manhattan, com acesso por trem, carro, helicóptero e barco. A inauguração está prevista para o quarto trimestre de 2028, segundo a revista Variety.

“Com o 1888 Studios, nos propusemos a construir uma instalação de ponta que atrairia os contadores de histórias mais ambiciosos do mundo, dando a Nova Jersey uma verdadeira escala e um lar para todas as facetas da produção cinematográfica e televisiva sob o mesmo teto. Ao manter as produções americanas em casa, o projeto, que será construído por trabalhadores sindicalizados, gerará milhares de empregos e oportunidades adicionais para as pequenas empresas de Nova Jersey”, disse Arpad “Arki” Busson, presidente da Togus Urban Renewal.
Leia Mais:
- Venda da Warner Bros. atrai interessados poderosos
- Netflix aumenta aposta na inteligência artificial
- HBO Max aumenta preços em meio à reestruturação da Warner

Reestruturação
O anúncio da mudança de casa ocorre na mesma semana em que a Paramount planeja iniciar uma grande rodada de demissões, afetando 1.000 funcionários, segundo a Bloomberg. Uma segunda rodada de cortes é esperada posteriormente, totalizando cerca de 2.000 desligamentos. A decisão teria partido da nova administração da empresa após a fusão entre Paramount Global e Skydance Media, como informou o Olhar Digital.