Amazon aposta alto em IA com o megaprojeto “Rainier”

Cluster com chips Trainium2 será base para o modelo Claude, da Anthropic, e reforça a ofensiva da AWS contra Microsoft e Google
Leandro Costa Criscuolo29/10/2025 16h00
amazonn-1920x1080
Imagem: Jim Parkin/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Amazon anunciou o lançamento oficial do Projeto Rainier, um dos maiores clusters de computação para inteligência artificial já construídos.

A empresa confirmou que a Anthropic, desenvolvedora do modelo Claude, utilizará mais de 1 milhão de chips Trainium2 — projetados internamente pela Amazon Web Services (AWS) — até o fim de 2025.

O anúncio reforça a estratégia da companhia de dominar a infraestrutura por trás da revolução da IA generativa.

Novo sistema, com mais de 1 milhão de chips Trainium2, será usado pela Anthropic (Imagem: gguy/Shutterstock)

Uma montanha de poder computacional

  • Batizado em homenagem ao Monte Rainier, o imponente vulcão próximo a Seattle, o projeto reflete a escala ambiciosa de sua inspiração.
  • Distribuído por vários data centers nos Estados Unidos, o Rainier reúne quase meio milhão de chips Trainium2, sendo 70% maior do que qualquer sistema de computação de IA anterior da AWS.
  • “O Projeto Rainier é um dos empreendimentos mais ambiciosos da AWS até hoje”, disse Ron Diamant, engenheiro sênior e arquiteto-chefe do Trainium.
  • Segundo ele, o cluster marca “a próxima geração de modelos de inteligência artificial”.
  • Cada Trainium2 é capaz de realizar trilhões de cálculos por segundo, permitindo que tarefas de treinamento que levariam milênios para um ser humano sejam concluídas em instantes.

Leia mais:

Fachada de prédio da Amazon com logo da empresa
Novo “supercluster” deve colocar a Amazon no topo da corrida da IA (Imagem: Golden Shrimp/Shutterstock)

Expansão, cortes e foco na IA

A concepção do Rainier começou em 2023, pouco depois do lançamento do ChatGPT. Desde então, a Amazon investiu US$ 11 bilhões na construção do complexo em Indiana — o maior investimento de capital da história do estado.

O projeto já conta com sete edifícios operacionais e deve chegar a 30 instalações, consumindo mais de 2,2 gigawatts de energia, suficiente para abastecer 1,6 milhão de casas.

O lançamento ocorre em meio a 14 mil demissões na Amazon, parte de uma reestruturação para direcionar recursos à inteligência artificial e ao desenvolvimento dos chips Trainium.

A empresa aposta que o Rainier será o motor de uma nova era de computação em nuvem voltada à IA — e um trunfo estratégico frente a rivais como Microsoft, Google e Nvidia.

Amazon revela projeto Rainier, com infraestrutura que promete impactar o setor da IA (Imagem: Sundry Photography/Shutterstock)


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.