Apagão na Microsoft: falha na nuvem foi causada por erro de configuração

Problema no Azure deixou usuários do Office, Xbox e até companhias aéreas sem sistema
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Layse Ventura 29/10/2025 15h40, atualizada em 29/10/2025 19h04
Logo da Microsoft com resultados financeiros ao fundo
(Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Azure, serviço de computação em nuvem da Microsoft, está enfrentando falhas que deixaram usuários sem conseguir acessar os sistemas. A big tech confirmou o problema e afirmou estar investigando o caso.

A falha acontece cerca de uma semana depois do apagão na AWS, braço de nuvem da Amazon, que também derrubou sistemas ao redor do mundo.

Falha no Microsoft Azure deixou usuários sem acesso

O Downdetector, plataforma que monitora o funcionamento de sites e sistemas, teve um aumento nos registros de erro no Azure por volta das 12h43 (horário de Brasília), com mais de 700 reclamações só no Brasil. Os principais problemas relatados são no website (43%), conexão com o servidor (38%) e domínios (19%).

microsoft azure downdetector
Pico no Brasil teve mais de 100 queixas (Imagem: Downdetector/Reprodução)

Já na página do Microsoft Azure globalmente, foram mais de 18 mil reclamações. As queixas eram as mesmas: site (57%), conexão com servidor (30%) e domínio (13%).

Com isso, clientes do sistema em nuvem da Microsoft não conseguiram acessar os serviços. Usuários do Microsoft 365, Xbox e até Minecraft também se depararam com falhas no acesso.

microsoft azure downdetector
Foram mais de 18 mil reclamações na página global do Azure (Imagem: Downdetector/Reprodução)

Microsoft confirmou a falha e diz que recuperação será gradual

Na página do Azure, a Microsoft confirmou uma interrupção nos serviços por volta das 13h (horário de Brasília). A big tech confirmou que o problema foi provocado por uma alteração de configuração aplicada por engano no Azure Front Door (AFD), serviço responsável por roteamento global e distribuição de tráfego.

A companhia disse que já concluiu a reversão para a “última configuração conhecida como estável” e está reiniciando e reequilibrando os nós da rede para restaurar totalmente a operação. Esse processo é gradual, para evitar sobrecarga dos serviços enquanto os sistemas voltam ao ar.

A empresa informou ainda que:

  • as configurações dos clientes estão temporariamente bloqueadas, até que o ambiente esteja estável;
  • é esperado que usuários ainda enfrentem falhas intermitentes por algumas horas;
  • o portal do Azure foi afastado do AFD para melhorar o acesso, mas alguns recursos, como o Marketplace, podem continuar instáveis;
  • clientes podem optar por usar estratégias de failover, redirecionando o tráfego para os servidores de origem enquanto o AFD se recupera.

Segundo a Microsoft, a expectativa é de melhora contínua no desempenho dos serviços ao longo das próximas horas. Espera-se que a recuperação total dos serviços ocorra ainda hoje até as 20h20 no horário de Brasília.

microsoft azure
Falha afetou o serviço de computação em nuvem da Microsoft, o Azure (Imagem: Ascannio / Shutterstock.com)

Leia mais:

Office, Xbox e companhias aéreas foram afetadas

O Azure é o sistema em nuvem da Microsoft, que alimenta o Microsoft 365 (antigo Office), o Xbox e outros serviços. Eles também passam por instabilidades:

  • Uma publicação da página do Microsoft 365 confirmou o problema. Na atualização mais recente, o perfil diz estar “redirecionando o tráfego de serviço da infraestrutura afetada para restabelecer a disponibilidade do serviço”;
  • Os serviços do Xbox também ficaram fora do ar e a página de status sequer carrega;
  • De acordo com o site The Verge, companhias aéreas como Alaska Airlines e Hawaiian Airlines estão enfrentando interrupções em seus sites. As empresas pedem que clientes compareçam diretamente ao check-in no aeroporto caso não consigam fazer o check-in online;
  • A Community Fibre, provedora de internet no Reino Unido, também confirmou que seus clientes podem estar passando por instabilidades devido à falha da Microsoft.

A falha aconteceu no mesmo dia que a Microsoft divulga seus resultados financeiros.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.