O Azure, serviço de computação em nuvem da Microsoft, está enfrentando falhas que deixaram usuários sem conseguir acessar os sistemas. A big tech confirmou o problema e afirmou estar investigando o caso.
A falha acontece cerca de uma semana depois do apagão na AWS, braço de nuvem da Amazon, que também derrubou sistemas ao redor do mundo.
Falha no Microsoft Azure deixou usuários sem acesso
O Downdetector, plataforma que monitora o funcionamento de sites e sistemas, teve um aumento nos registros de erro no Azure por volta das 12h43 (horário de Brasília), com mais de 700 reclamações só no Brasil. Os principais problemas relatados são no website (43%), conexão com o servidor (38%) e domínios (19%).

Já na página do Microsoft Azure globalmente, foram mais de 18 mil reclamações. As queixas eram as mesmas: site (57%), conexão com servidor (30%) e domínio (13%).
Com isso, clientes do sistema em nuvem da Microsoft não conseguiram acessar os serviços. Usuários do Microsoft 365, Xbox e até Minecraft também se depararam com falhas no acesso.

Microsoft confirmou a falha e diz que recuperação será gradual
Na página do Azure, a Microsoft confirmou uma interrupção nos serviços por volta das 13h (horário de Brasília). A big tech confirmou que o problema foi provocado por uma alteração de configuração aplicada por engano no Azure Front Door (AFD), serviço responsável por roteamento global e distribuição de tráfego.
A companhia disse que já concluiu a reversão para a “última configuração conhecida como estável” e está reiniciando e reequilibrando os nós da rede para restaurar totalmente a operação. Esse processo é gradual, para evitar sobrecarga dos serviços enquanto os sistemas voltam ao ar.
A empresa informou ainda que:
- as configurações dos clientes estão temporariamente bloqueadas, até que o ambiente esteja estável;
- é esperado que usuários ainda enfrentem falhas intermitentes por algumas horas;
- o portal do Azure foi afastado do AFD para melhorar o acesso, mas alguns recursos, como o Marketplace, podem continuar instáveis;
- clientes podem optar por usar estratégias de failover, redirecionando o tráfego para os servidores de origem enquanto o AFD se recupera.
Segundo a Microsoft, a expectativa é de melhora contínua no desempenho dos serviços ao longo das próximas horas. Espera-se que a recuperação total dos serviços ocorra ainda hoje até as 20h20 no horário de Brasília.

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Office, Xbox e companhias aéreas foram afetadas
O Azure é o sistema em nuvem da Microsoft, que alimenta o Microsoft 365 (antigo Office), o Xbox e outros serviços. Eles também passam por instabilidades:
- Uma publicação da página do Microsoft 365 confirmou o problema. Na atualização mais recente, o perfil diz estar “redirecionando o tráfego de serviço da infraestrutura afetada para restabelecer a disponibilidade do serviço”;
- Os serviços do Xbox também ficaram fora do ar e a página de status sequer carrega;
- De acordo com o site The Verge, companhias aéreas como Alaska Airlines e Hawaiian Airlines estão enfrentando interrupções em seus sites. As empresas pedem que clientes compareçam diretamente ao check-in no aeroporto caso não consigam fazer o check-in online;
- A Community Fibre, provedora de internet no Reino Unido, também confirmou que seus clientes podem estar passando por instabilidades devido à falha da Microsoft.
A falha aconteceu no mesmo dia que a Microsoft divulga seus resultados financeiros.