Google oferece Gemini AI gratuito… para usuários na Índia

Google oferece acesso gratuito ao Gemini AI por 18 meses para 505 milhões de usuários da Reliance Jio, ampliando sua presença na Índia
Por Valdir Antonelli, editado por Layse Ventura 30/10/2025 19h49
gemini 2.5 pro
(Imagem: Thrive Studios / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google anunciou que vai oferecer acesso gratuito à sua ferramenta de inteligência artificial Gemini AI para todos os 505 milhões de usuários da operadora Reliance Jio, na Índia. A iniciativa, válida por 18 meses, faz parte da estratégia da empresa para ampliar o uso da tecnologia no país mais populoso do mundo.

O movimento ocorre semanas após o Google confirmar um investimento de US$ 15 bilhões (cerca de R$ 86 bilhões) em infraestrutura de IA na Índia, o maior já feito pela companhia na região asiática, explica a Reuters. O projeto também acompanha ações semelhantes de concorrentes, como OpenAI e Perplexity, que buscam popularizar seus serviços entre milhões de novos usuários.

O acesso gratuito ao Gemini AI será por 18 meses e será disponibilizado para todos os 505 milhões de usuários da Reliance Jio.
O acesso gratuito ao Gemini AI será por 18 meses e será disponibilizado para todos os 505 milhões de usuários da Reliance Jio. Imagem: Arifin_321/Shutterstock

Parceria com foco em expansão digital

De acordo com a Reuters, o plano inclui acesso gratuito ao modelo avançado do Gemini AI, 2 terabytes de armazenamento em nuvem e ferramentas de geração de imagem e vídeo. A oferta de 18 meses, que normalmente custaria 35.100 rúpias (US$ 399 ou cerca de R$ 2.280), será disponibilizada inicialmente a usuários de 18 a 25 anos em planos específicos da Jio.

Em comunicado, a Reliance Jio explicou que o benefício será gradualmente estendido a todos os clientes do país “no menor tempo possível”. A parceria também prevê o lançamento de soluções corporativas de IA voltadas para empresas indianas, em uma tentativa de acelerar a adoção da tecnologia em diferentes setores da economia local.

O Google busca incentivar o uso de sua ferramenta de IA no país mais populoso do mundo, um movimento que chega logo depois da empresa confirmar um investimento de R$ 86 bilhões em infraestrutura na Índia.
O Google busca incentivar o uso de sua ferramenta de IA no país mais populoso do mundo, um movimento que chega logo depois da empresa confirmar um investimento de R$ 86 bilhões em infraestrutura na Índia. Imagem: Skorzewiak/Shutterstock

A iniciativa trará uma série de benefícios aos assinantes da Reliance Jio:

  • Acesso gratuito ao Gemini AI Pro por 18 meses;
  • 2 TB de armazenamento em nuvem incluídos;
  • Ferramentas de geração de imagem e vídeo;
  • Expansão gradual do benefício para todos os usuários da operadora;
  • Parcerias corporativas voltadas à adoção da IA no mercado indiano.

Gemini AI segue estratégia de serviços de streaming

A iniciativa do Google adota um modelo semelhante ao utilizado por plataformas de entretenimento. Assim como Netflix e Amazon Prime firmaram parcerias com operadoras indianas para incluir planos de streaming em pacotes de telefonia, as gigantes de IA agora aplicam a mesma tática para ampliar sua base de usuários e coletar dados que ajudem a aprimorar seus modelos.

Leia mais:

A Índia tem 1 bilhão de pessoas com acesso à internet, por isso, a estratégia do Google é alcançar parte desses usuários para sua ferramenta de IA
Iniciativa copia estratégia de serviços de streaming, que incluem planos integrados a pacotes de telefonia para aumentar sua base de usuários. Imagem: SmileStudioAP/iStock

Essas ações acontecem em um momento de rápida expansão da inteligência artificial na Índia, onde quase 1 bilhão de pessoas têm acesso à internet. A popularidade crescente dos aplicativos de IA levou o governo indiano a propor novas regras de transparência, exigindo que as empresas rotulem claramente conteúdos gerados por inteligência artificial – uma tentativa de conter deepfakes e desinformação.

Valdir Antonelli
Colaboração para o Olhar Digital

Valdir Antonelli é jornalista com especialização em marketing digital e consumo.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.