Pix caiu? Usuários reclamam de instabilidade no serviço nesta quinta-feira (30)

Instabilidade parece valer em vários aplicativos de bancos
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 30/10/2025 17h12, atualizada em 30/10/2025 18h51
Smartphone com os dizeres
(Imagem: Etalbr/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quem tentou fazer uma transação Pix na tarde desta quinta-feira (30) pode ter se decepcionado. Usuários reclamaram nas redes sociais de instabilidade no serviço de pagamentos, que estaria impossibilitando a transferência de recursos. O erro parece persistir em vários bancos.

O Downdetector, plataforma que monitora o funcionamento de sites e aplicativos, registrou aumento nas reclamações a partir das 16h (horário de Brasília). Às 16h32, já eram mais de 2.500 registros de erros no Pix.

(Imagem: Downdetector/Reprodução)

Entre os problemas mais citados, estão erros nas transferências (61%), pagamentos (30%) e no aplicativo móvel (9%). Nesse último caso, trata-se do sistema Pix dentro do app de bancos.

Erros no Pix acontecem em vários bancos

A instabilidade no Pix está afetando usuários de várias instituições bancárias:

  • A página da Nubank no Downdetector tinha 485 reclamações às 16h25, sendo 91% delas relacionadas ao Pix;
  • A página do Itaú tinha 181 às 16h29, sendo 53% relacionadas ao Pix;
  • O Bradesco recebeu 154 reclamações por volta do mesmo horário, sendo 56% relacionadas ao Pix;
  • O Santander, que já havia passado por uma instabilidade durante a manhã e voltado ao normal, voltou a receber queixas. Foram 94 registros às 16h26, sendo 41% em relação ao Pix;
  • Banco do Brasil e Inter também registraram reclamações.

A própria página do Banco Central no Downdetector teve 125 reclamações até às 16h24, sendo 72% em relação ao Pix.

Logo do Pix em um smartphone
Problema parece ter atingido maioria dos bancos (Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock)

Pix caiu mesmo?

O Olhar Digital entrou em contato com Nubank, Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Inter em busca de mais informações. Também contatamos o Banco Central.

O Itaú respondeu que não identificou nenhuma falha em seus sistemas internos.

O Bradesco confirmou que o Pix apresentou “breve intermitência”, mas que o serviço já foi regularizado e funciona normalmente no aplicativo.

Por sua vez, o Banco Inter confirmou a intermitência no sistema, mas alega que o serviço já foi completamente restaurado para seus clientes.

O Santander explicou que a instabilidade aconteceu de forma “externa ao seu sistema”.

Leia mais:

Usuários reclamaram sobre queda do Pix nas redes sociais

Veja os relatos:

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.