Kim Kardashian questiona pouso na Lua e é rebatida pela NASA

Estrela de reality show disse acreditar que a missão Apollo 11 “não aconteceu”; agência lembrou que já esteve na Lua seis vezes
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares 31/10/2025 16h16
FotoJet-2-1920x1080
Imagem: Fred Duval/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A NASA respondeu publicamente à estrela de reality show Kim Kardashian depois que ela afirmou acreditar que o pouso na Lua de 1969 “não aconteceu”.

Durante um episódio recente do programa The Kardashians, a empresária disse à atriz Sarah Paulson que considerava a missão Apollo 11 uma farsa, citando supostas declarações do astronauta Buzz Aldrin.

Logo da NASA em uma placa
Comentário da empresária em seu reality reacendeu teorias da conspiração que cientistas vêm refutando há mais de 50 anos (Imagem: SNEHIT PHOTO/Shutterstock)

A resposta da agência espacial

  • O administrador interino da NASA, Sean Duffy, reagiu nas redes sociais: “Sim, já estivemos na Lua antes… seis vezes!”, escreveu, marcando Kardashian.
  • Ele também aproveitou a ocasião para destacar o programa Artemis, cuja meta é levar novamente astronautas à superfície lunar nos próximos anos.
  • “Ganhamos a última corrida espacial e ganharemos esta também”, completou.
  • Duffy chegou a convidar a empresária para visitar o Centro Espacial Kennedy durante o lançamento da missão Artemis, em uma tentativa de aproximar o público do trabalho científico da agência.

Leia mais

NASA corrige Kim Kardashian sobre pouso na Lua – Créditos: NASA

Conspirações que nunca morrem

Apesar de mais de meio século de provas científicas e registros históricos, as teorias conspiratórias sobre o pouso na Lua continuam a circular, impulsionadas pelas redes sociais.

O Instituto de Física lembra que “todos os argumentos que alegavam que a NASA falsificou os pousos lunares já foram amplamente desacreditados”.

A Apollo 11, em 1969, levou Neil Armstrong e Buzz Aldrin a se tornarem os primeiros humanos a caminhar na superfície lunar — um marco que a ciência segue defendendo contra rumores infundados.

apollo 17 (1)
Agência americana reagiu nas redes sociais, reafirmando as seis missões lunares e convidando a estrela para conhecer o programa Artemis (Imagem: Divulgação/NASA)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.