A creatina aumenta a capacidade muscular e pode contribuir para o processo de aumento de força, melhorando o desempenho atlético. Por conta disso, ela é um dos suplementos mais utilizados no mundo.
Mas não são apenas os adultos que estão usando esta substância. Pesquisas mostram que até 72% dos jovens do sexo masculino com idades entre 17 e 18 anos usam a substância diariamente. Mas será que os benefícios são os mesmos para esta faixa etária?

Suplementação de creatina é algo seguro
- A creatina é um composto natural armazenado no músculo.
- Embora a substância seja produzida nos rins e no fígado, a maior parte (cerca de 95%) é obtida pela ingestão de alimentos como carne e frutos do mar.
- Vários estudos mostram que a suplementação de creatina monohidratada melhora o desempenho em exercícios de alta intensidade que exigem força e potência, como treinamento de força e corrida.
- Ela também pode levar a um maior crescimento muscular quando combinada com treinamento de resistência, além de favorecer uma recuperação mais rápida.
- O consumo da substância é seguro e não traz riscos para a saúde quando respeitadas as dosagens recomendadas (de 3 a 5g por dia).
Leia mais
- Há hora certa para tomar creatina? Veja o que a ciência responde
- Não é só músculo: creatina pode causar efeito inesperado no cérebro
- Creatina engorda? Entenda os mitos do suplemento

Falta de informação é um problema
Em artigo publicado no portal The Conversation, Paul Hough, pesquisador da Universidade de Westminster, na Inglaterra, afirma que, embora a creatina se mostre segura e eficaz para adultos, poucos estudos investigaram os efeitos dela entre crianças e adolescentes.
Embora a creatina pareça ser segura para crianças e adolescentes, é possível que, sem educação nutricional adequada e supervisão da dosagem, eles corram o risco de usar indevidamente a creatina – potencialmente levando a efeitos adversos, como cólicas estomacais.
Paul Hough, pesquisador da Universidade de Westminster
Um estudo que avaliou a compreensão de jovens sobre como os suplementos esportivos devem ser usados acenda um sinal de alerta. Apenas 11% dos entrevistados responderam corretamente às perguntas sobre o uso de creatina.

Independentemente da idade, é importante reconhecer que suplementos como a creatina não são um atalho para melhorar o condicionamento físico, construir músculos ou perder gordura corporal. Os suplementos fornecem ganhos de desempenho muito menores em comparação com o que pode ser alcançado apenas com um bom treinamento e nutrição. Embora os suplementos esportivos apoiem o treinamento e a recuperação, um progresso significativo vem de exercícios consistentes, uma dieta balanceada e sono adequado.
Paul Hough, pesquisador da Universidade de Westminster
O pesquisador afirma que é por isso que a maioria dos nutricionistas esportivos recomenda o uso de uma abordagem que prioriza a alimentação. No entanto, isso não quer dizer que a creatina deva ser evitada, desde que se tenha conhecimento do porquê consumir a substância.
 
				 
