Samsung e Nvidia se unem para criar “megafábrica de IA”

Parceria prevê 50 mil GPUs e promete acelerar a produção de semicondutores e robôs com desempenho até 20 vezes maior
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 31/10/2025 10h58
samsung
Imagem: TK Kurikawa/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Samsung anunciou planos ambiciosos para construir uma “Megafábrica de IA”, um centro de produção que contará com 50 mil unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia. O objetivo é acelerar o desenvolvimento e a fabricação de chips voltados para dispositivos móveis, semicondutores e robótica.

Embora a empresa sul-coreana não tenha divulgado o local nem o cronograma da instalação, o anúncio fez suas ações subirem cerca de 3% na quinta-feira.

Logo da Nvidia em uma placa na frente da fachada de um prédio
Nvidia e Samsung firmam acordo bilionário para impulsionar a IA (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

Parceria estratégica em semicondutores e IA

  • Segundo a Nvidia, o projeto faz parte de um esforço mais amplo para impulsionar a inteligência artificial na Coreia do Sul.
  • A fabricante americana trabalhará com a Samsung para adaptar sua plataforma de litografia — processo essencial na fabricação de chips — para operar de forma otimizada com as GPUs da Nvidia, o que deve gerar um desempenho até 20 vezes superior.
  • A Samsung também passará a usar o software Omniverse, da Nvidia, em seus processos de simulação industrial.
  • Além de parceira, a Samsung é fornecedora-chave da Nvidia, produzindo memória de alta largura de banda (HBM) usada nos chips de IA. As empresas planejam aprimorar juntas a tecnologia HBM de quarta geração.
samsung
Samsung construirá “Megafábrica de IA” com 50 mil GPUs da Nvidia – Imagem: Robert Way/Shutterstock

Leia mais:

Corrida global pela liderança em IA

O acordo reforça a posição da Nvidia como protagonista na corrida global por inteligência artificial, em meio a iniciativas semelhantes com a Hyundai e o conglomerado SK Group.

O governo sul-coreano também tem papel ativo, investindo em infraestrutura e estabelecendo a meta de colocar o país entre os três maiores polos de IA do mundo.

Fachada da Nvidia
Nova instalação, equipada com dezenas de milhares de GPUs da Nvidia, deve redefinir os limites da produção tecnológica global (Imagem: Igal Vaisman/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.