A Samsung anunciou planos ambiciosos para construir uma “Megafábrica de IA”, um centro de produção que contará com 50 mil unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia. O objetivo é acelerar o desenvolvimento e a fabricação de chips voltados para dispositivos móveis, semicondutores e robótica.
Embora a empresa sul-coreana não tenha divulgado o local nem o cronograma da instalação, o anúncio fez suas ações subirem cerca de 3% na quinta-feira.

Parceria estratégica em semicondutores e IA
- Segundo a Nvidia, o projeto faz parte de um esforço mais amplo para impulsionar a inteligência artificial na Coreia do Sul.
- A fabricante americana trabalhará com a Samsung para adaptar sua plataforma de litografia — processo essencial na fabricação de chips — para operar de forma otimizada com as GPUs da Nvidia, o que deve gerar um desempenho até 20 vezes superior.
- A Samsung também passará a usar o software Omniverse, da Nvidia, em seus processos de simulação industrial.
- Além de parceira, a Samsung é fornecedora-chave da Nvidia, produzindo memória de alta largura de banda (HBM) usada nos chips de IA. As empresas planejam aprimorar juntas a tecnologia HBM de quarta geração.

Leia mais:
- 7 funções que podem mudar a forma de usar os celulares Samsung
- 5 coisas “inúteis” que deixam seu celular da Samsung mais lento sem você saber
- Galaxy Z TriFold: celular dobrável de três telas da Samsung deve chegar ainda em 2025
Corrida global pela liderança em IA
O acordo reforça a posição da Nvidia como protagonista na corrida global por inteligência artificial, em meio a iniciativas semelhantes com a Hyundai e o conglomerado SK Group.
O governo sul-coreano também tem papel ativo, investindo em infraestrutura e estabelecendo a meta de colocar o país entre os três maiores polos de IA do mundo.

 
				 
 
				 
					