Carros elétricos: RJ vai ampliar rede pública de recarga

Através de uma parceria com entidades internacionais, 15 novos postos de recarga rápida serão instalados na cidade até 2028
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Ana Luiza Figueiredo 01/11/2025 13h48
carros elétricos
Imagem: Aliaksei Kaponia/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O mercado de carros elétricos segue aquecido no Brasil. O aumento nas vendas dos modelos, no entanto, não significa que todos os obstáculos para a efetiva popularização destes veículos tenham sido superados.

Um dos principais problemas relatados pelos motoristas continua sendo a falta de infraestrutura para recarga. Por conta disso, a prefeitura do Rio de Janeiro prometeu instalar 15 novos postos de recarga rápida até 2028.

Brasil pode se tornar um exemplo global na transição para a mobilidade limpa (Imagem: max.ku/Shutterstock)

Objetivo é acelerar transição para os carros elétricos

  • O anúncio foi feito nesta sexta-feira (31) durante o evento sobre sustentabilidade no transporte.
  • O projeto é uma parceria com a C40 Cities, rede global de prefeitos das principais cidades do mundo unidos em ações para enfrentar a crise climática, e a The Climate Pledge (TCP).
  • Os investimentos na instalação dos novos postos de recarga serão feitos por meio da iniciativa global Laneshift.
  • Este é um programa internacional voltado para a descarbonização do transporte de carga em cidades da América Latina e da Índia.
  • A ideia é oferecer assistência técnica e apoio a políticas públicas para acelerar a transição para veículos de zero emissão.

Leia mais

Serão instalados 15 novos postos de recarga rápida na capital carioca (Imagem: Donatas Dabravolskas/Shutterstock)

Outros espaços já foram instalados na cidade

De acordo com informações da Agência Brasil, a parceria reúne sete empresas dos setores de transporte, logística e manufatura. Desde julho, a C40 apoia um projeto demonstrativo de infraestrutura pública de recarga.

Até agora, foram inaugurados dois eletropostos da EZVolt, o Eletroposto Carioca, na Barra da Tijuca, e primeiro hub público do país, e, agora, o da Avenida Brasil, que opera como laboratório urbano até dezembro deste ano. Os dados gerados irão subsidiar a implantação de 15 novos eletropostos no Rio de Janeiro.

Detalhe de um veículo elétrico sendo carregado
Ideia é dar condições para aumentar ainda mais a frota de veículos elétricos no Brasil (Imagem: DC Studio/Shutterstock)

A cidade tem que ir se adaptando a essa realidade. Isso traz menos poluição, menos ruído e mais qualidade de vida. Mas as pessoas só mudam o hábito quando faz diferença econômica. O investimento na compra é maior, mas ao longo do tempo a pessoa tem retorno com a economia de combustível.

Osmar Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura do RJ
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.