Smartwatch usa IA para detectar problemas no coração

IA foi capaz de diagnosticar problemas como capacidade de bombeamento enfraquecida, válvulas danificadas ou músculo cardíaco espessado
Alessandro Di Lorenzo03/11/2025 11h32
coracao-1920x1080.png
Imagem: Emily frost/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os smartwatches já são utilizados por milhões de pessoas para monitorar os batimentos do coração. Isso pode revelar alguns sinais de problemas de saúde. No entanto, a identificação de doenças cardíacas depende de exames mais avançados.

Um cenário que pode mudar a partir do desenvolvimento de um novo algoritmo de inteligência artificial. A ferramenta foi emparelhada com sensores de eletrocardiograma (ECG) de derivação única presentes em um relógio inteligente e diagnosticou problemas cardíacos com precisão.

galaxy watch
Ideia é aproveitar a popularização dos smartwatches para monitorar a saúde das pessoas (Imagem: Framesira/Shutterstock)

Smartwatch com IA pode ajudar na triagem de pacientes

  • De acordo com informações do portal Medical Xpress, o algoritmo foi desenvolvido usando mais de 266 mil gravações de ECG de 12 derivações de mais de 110 mil adultos.
  • Com base nesses dados, pesquisadores criaram um sistema capaz de detectar doenças cardíacas estruturais.
  • A IA é capaz de identificar problemas como capacidade de bombeamento enfraquecida, válvulas danificadas ou músculo cardíaco espessado.
  • Dessa forma, o smartwatch pode ajudar na triagem de pacientes com algum destes problemas.
  • Um cenário que facilitaria a identificação e tratamento das condições.

Leia mais

Médico cardiologista com modelo de coração em mesa de clínica
Sistema pode facilitar a identificação de problemas no coração (Imagem: manassanant pamai/iStock)

Testes foram realizados no Brasil

Após desenvolverem a IA, o sistema foi testado em um experimento realizado em hospitais comunitários no Brasil. No total, 600 pacientes usaram o smartwatch no mesmo dia em que estavam realizando um ultrassom cardíaco.

Os resultados indicam que a tecnologia foi bastante eficaz na hora de distinguir pessoas com e sem doença cardíaca estrutural. O índice de acerto na detecção dos problemas foi de 88%. A inteligência artificial ainda apresentou 100% de eficácia na hora de identificar pessoas saudáveis.

inteligencia artificial
IA pode ser importante aliada para combater os problemas cardíacos (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

A ideia dos pesquisadores agora é ampliar a base de estudos com o dispositivo. O objetivo é identificar como a tecnologia pode ser integrada aos programas de triagem de doenças cardíacas, avaliando o seu impacto potencial na melhoria dos cuidados preventivos da população.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.