Vem aí uma atualização no Microsoft Teams que pode não agradar a todos os usuários. Prevista para entrar em funcionamento ainda neste ano, ela irá mostrar se a pessoa está conectada no escritório ou em home office.
O novo recurso pode gerar polêmica, uma vez que muitas empresas voltarão atrás na flexibilização do regime de trabalho e estão monitorando eventuais irregularidades neste sentido. Lembrando que atualmente é possível configurar manualmente sua localização.

Administrador da rede poderá ativar recurso
Segundo informações do UOL, a atualização vai permitir que o Teams identifique se a pessoa está no escritório ao conectar-se à rede Wi-Fi da empresa. A ideia é “atualizar automaticamente a localização que reflete de onde os funcionários estão trabalhando”.
O recurso estará desativado por padrão, ficando sob responsabilidade do administrador da rede ativá-lo ou não. Em caso positivo, ele poderá perguntar se as pessoas concordam ou não com a nova funcionalidade.

A Microsoft informou que a função ainda está em desenvolvimento e que deve ser lançada no mês de dezembro, sem divulgar uma data específica para isso. Ela será disponibilizada tanto para Mac como para Windows.
Leia mais
- Claude ganha integração com Teams, Outlook e OneDrive
- Mesmo com a câmera desligada, Zoom e Teams podem revelar sua localização
- Microsoft Teams: o que é e como funciona

Teams poderá dedurar casos de irregularidades
- A polêmica em torno da funcionalidade diz respeito ao maior monitoramento de funcionários por parte de empresas.
- Após o fim da pandemia de Covid-19, muitas companhias decidiram retomar o trabalho presencial, limitando a possibilidade de home office.
- Neste sentido, o novo recurso pode ajudar a dedurar casos de irregularidades.
- Lembrando que também há outras formas das empresas verificarem a participação de funcionários em reuniões, criações de documentos e tempo de conexão, por exemplo.