A Tesla teria firmado um acordo de US$ 2,1 bilhões com a Samsung SDI para o fornecimento de baterias – mas, desta vez, não para seus carros elétricos.
Segundo o Korea Economic Daily, o contrato de três anos prevê o envio de células destinadas aos sistemas de armazenamento de energia (ESS) da Tesla, como o Megapack e o Powerwall, marcando a primeira grande parceria entre as duas empresas.
Uma fonte da indústria de baterias citada pelo jornal afirma que o acordo envolve células LFP (fosfato de ferro-lítio), voltadas para o armazenamento estacionário, e não as células 4680, usadas em veículos.

Expansão estratégica no setor de energia
- O novo contrato com a Samsung SDI segue outro acordo semelhante que a Tesla firmou com a LG Energy Solutions, também da Coreia do Sul, reforçando a estratégia da empresa de diversificar seu fornecimento diante das tarifas sobre produtos chineses.
 - Até agora, a Tesla dependia principalmente da CATL e da BYD para abastecer seus sistemas de armazenamento.
 - Além disso, a companhia de Elon Musk trabalha na instalação de uma fábrica própria de células LFP nos Estados Unidos, o que deve reduzir a dependência de fornecedores estrangeiros e fortalecer sua cadeia produtiva.
 
Leia mais:
- Musk quer US$ 1 trilhão para controlar ‘exército de robôs’ da Tesla; entenda
 - Cybertruck: Tesla confirma mais uma falha de produção
 - Musk promete viagens com robotáxi da Tesla 100% autônomas até o final do ano
 

Armazenamento cresce enquanto vendas de carros caem
Enquanto enfrenta dois anos de queda na divisão de veículos elétricos, a área de armazenamento de energia da Tesla tem sido um dos pontos de maior crescimento da empresa.
A alta na demanda por soluções como o Megapack vem superando a capacidade de produção, com a limitação ocorrendo mais pela escassez de baterias do que pela falta de clientes.
A Samsung SDI, por sua vez, declarou oficialmente que “nada foi finalizado ainda”, uma resposta padrão antes da confirmação de contratos dessa escala. A Tesla não comentou o assunto até o momento.
