A Toyota retomou, nesta segunda-feira (3), a produção de veículos no Brasil, após pouco mais de 40 dias de paralisação provocada pela destruição da linha de motores da montadora em Porto Feliz (SP), atingida por um vendaval em setembro.
As fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, ambas no interior de São Paulo, voltaram a operar em ritmo gradual, com a utilização de motores e peças importados de outras unidades da empresa no exterior.

Relembrando tempestade que devastou fábrica da Toyota
A paralisação teve início em 23 de setembro, um dia após as fortes chuvas e ventos que causaram graves danos à planta de Porto Feliz, responsável pela produção de motores para os modelos Corolla e Corolla Cross.
A tempestade, que afetou diversas regiões do Estado, provocou destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos e desabamentos. Segundo a Defesa Civil, foram registradas 33 ocorrências, com 24 pessoas feridas, oito desabrigadas e 33 desalojadas. Em Porto Feliz, dez pessoas ficaram feridas e oito ficaram desabrigadas em decorrência dos danos na fábrica da Toyota.
Plano emergencial
- Com a paralisação da produção de motores, a montadora interrompeu todas as atividades industriais no país;
- Para viabilizar a retomada, a Toyota implementou um plano emergencial baseado na importação de motores e componentes de outras fábricas no exterior;
- Nesta primeira fase, que abrange os meses de novembro e dezembro, a prioridade será a fabricação das versões híbridas do Corolla (em Indaiatuba) e do Corolla Cross (em Sorocaba);
- A escolha por iniciar a produção com os modelos eletrificados deve-se ao fato de que os motores 1.8 híbridos desses veículos já eram produzidos em outras plantas da Toyota fora do Brasil e também por apresentarem maior valor de mercado;
- A produção atenderá tanto o mercado interno quanto as exportações para a América Latina.

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Para compensar o volume perdido durante o período de paralisação, a Toyota prevê acelerar o ritmo de produção nos próximos meses. A fábrica de Sorocaba passará a operar em três turnos, enquanto Indaiatuba manterá seus dois turnos habituais.
A segunda etapa da retomada, prevista para janeiro de 2026, incluirá os modelos com motores convencionais — as versões flex do Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch, produzido exclusivamente para exportação. A expectativa da montadora é alcançar o ritmo regular de produção até fevereiro de 2026.
Enquanto as linhas de montagem voltam a funcionar, a planta de Porto Feliz permanece fechada e sem prazo para reabertura. A Toyota classificou os danos à unidade como de “grande extensão” e informou que as equipes estão avaliando a condição dos equipamentos e a possibilidade de transferência temporária do maquinário.
Cerca de 800 empregados da fábrica de motores permanecem em layoff (suspensão temporária do contrato de trabalho) por tempo indeterminado. Já os 5,8 mil funcionários de Sorocaba e os 1,5 mil de Indaiatuba retornaram ao trabalho em 21 de outubro, após um período de férias coletivas emergenciais.

O vendaval também impactou o cronograma de lançamentos da marca no país. O SUV compacto Yaris Cross, inicialmente previsto para estrear em outubro, teve seu lançamento adiado para novembro.