Qual é a cachoeira mais alta do mundo? Muitos responderão Salto Ángel, na Venezuela. São 979 metros de altura, gerada pela queda do rio Churún desde o Auyantepui, no Estado de Bolívar, sudeste da Venezuela, próximo da fronteira entre Brasil e Guiana.
Esta é, de fato, a cachoeira ininterrupta mais alta sobre a terra. No entanto, existe um local com uma queda d’água de 3,5 quilômetros, ou seja, mais de três vezes maior. O mais curioso é que ele fica totalmente submerso.

Local só foi descoberto no final da década de 1980
- Estamos falando da catarata do Estreito da Dinamarca, descoberta em 1989.
- Localizada sob as águas do oceano, entre a Islândia e a Groenlândia, ela tem aproximadamente 3,5 km de altura e uma vazão de cerca de 5 milhões de metros cúbicos por segundo.
- As águas vêm do Mar da Groenlândia para o Mar Irmenger (parte do Oceano Atlântico) resultando na impressionante queda.
- Outro destaque é a sua largura impressionante, com cerca de 160 quilômetros.
- Mas o que mais surpreende é que a maior catarata do mundo fica bem abaixo da superfície do Atlântico.
- As informações são do portal IFLScience.
Leia mais
- Cachoeira de fogo de Yosemite: o que é e como acontece o fenômeno natural
- Maior cachoeira do mundo é ameaçada pelas mudanças climáticas
- Cachoeira mais alta da China é fake?
Física explica a formação da cachoeira
De acordo com o Serviço Nacional do Oceano, tudo tem a ver com a temperatura da água. O Estreito da Dinamarca marca o encontro das águas frias do Oceano Ártico com a água mais quente do Mar de Irminger.
Acontece que as águas frias são mais densas do que as quentes. Dessa forma, o contato entre elas acaba gerando um movimento para baixo. Em outras palavras, uma queda colossal no fundo do mar que cria a incrível catarata.
Infelizmente, as mudanças climáticas ameaçam a existência desse local. À medida que as temperaturas dos oceanos continuam a aumentar, há um maior influxo de água doce, bem como menos formação de gelo marinho. Isso causa uma redução no volume de água fria e densa que flui para baixo.