O WhatsApp anunciou um novo aplicativo para Apple Watch nesta terça-feira (04). Além de ler mensagens completas (e respondê-las) no relógio, vai dar para gravar e enviar áudios e checar notificações de ligações.
Também vai dar para receber imagens e figurinhas, além de reagir a mensagens com emojis. Aliás, outra novidade é que vai dar para acessar o histórico de conversas ao ler as mensagens.
O novo aplicativo do WhatsApp vai chegar para modelos a partir da linha Apple Watch Series 4, com watchOS 10 ou posterior, informou a empresa numa postagem em seu blog (para quem acompanha o Olhar Digital, a novidade não surpreende tanto).
Atualizações da Apple refinam sistemas operacionais do Apple Watch, iPhone, iPad, Mac
O novo WhatsApp para Apple Watch chega junto ao watchOS 26.1, atualização que foca em desempenho e estabilidade. Embora discreta, a nova versão reforça o esforço da Apple em manter o relógio mais fluido e confiável – especialmente após os grandes updates lançados em setembro. O sistema também traz leves ajustes visuais e se alinha à nova identidade visual da Apple.

No iOS 26.1, as mudanças também são sutis, mas reforçam a personalização e o foco em acessibilidade. A atualização introduz o modo “Liquid Glass Tinted”, que permite reduzir a transparência de elementos da interface, além de ampliar o suporte de idiomas no Apple Intelligence – agora com português de Portugal entre as novas opções. O sistema ainda traz melhorias gerais de desempenho e ajustes no aplicativo Música, alarmes e notificações.
Já o iPadOS 26.1 devolve aos usuários o Slide Over, recurso clássico de multitarefa que permite manter uma janela flutuante sobre outros aplicativos. O sistema também adota o modo “Liquid Glass Tinted”, traz gestos aprimorados no app Música e amplia o suporte linguístico do Apple Intelligence. O pacote inclui ainda correções de bugs e ganhos de estabilidade.
Leia mais:
- Como carregar seu Apple Watch mais rápido
- Como usar o Walkie Talkie no Apple Watch
- Samsung Galaxy Watch Ultra vs Apple Watch Ultra 2: qual smartwatch é melhor?
No macOS Tahoe 26.1, o destaque está no suporte preliminar ao padrão MCP (Model Context Protocol), desenvolvido pela Anthropic. O protocolo deve permitir que futuros modelos de IA conversem com aplicativos e ferramentas do sistema. A atualização também amplia o recurso Image Playground para modelos de IA de terceiros. E adiciona o mesmo modo “Liquid Glass Tinted” já presente no iPhone e iPad, além de um novo ícone redesenhado do Macintosh HD.