BYD Shark tem desconto de quase R$ 70 mil para tentar acelerar vendas no Brasil

BYD Shark registra baixas vendas em seu primeiro ano e ganha grande abatimento para competir com picapes a diesel no Brasil.
Por Maurício Thomaz, editado por Bruno Capozzi 05/11/2025 10h30
BYD aposta em desconto elevado para impulsionar vendas da Shark no país
BYD aposta em desconto elevado para impulsionar vendas da Shark no país (Imagem: i viewfinder / Shutterstock)
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A BYD decidiu adotar uma estratégia agressiva para tentar ampliar a presença da picape BYD Shark no concorrido segmento de picapes médias no Brasil. Lançada há um ano, a caminhonete híbrida plug-in vem enfrentando dificuldade para conquistar consumidores tradicionais desse mercado, que ainda demonstram forte preferência por modelos movidos a diesel. Para atrair novos compradores, unidades do modelo estão sendo encontradas com descontos que chegam perto de R$ 70 mil. As informações são do AutoEsporte.

Segundo dados de vendas, a BYD Shark registrou apenas 313 unidades comercializadas em 2024 e acumula 855 emplacamentos entre janeiro e setembro de 2025. O desempenho é significativamente inferior ao de rivais consolidadas, como a Toyota Hilux, que superou 36 mil unidades vendidas no mesmo período. Diante disso, a fabricante e a rede de concessionárias passaram a oferecer bônus expressivos para tentar acelerar a saída do modelo das lojas.

BYD Shark
A BYD Shark registrou apenas 313 unidades comercializadas em 2024 no Brasil (Imagem: BYD / Divulgação)

Desconto elevado busca ampliar competitividade da BYD

Com preço oficial de R$ 379.800 desde o lançamento, a BYD Shark pode ser encontrada com abatimentos generosos. Em anúncios online e lojas físicas, os descontos variam em torno de R$ 40 mil. Em um caso específico em São Paulo, a picape zero quilômetro foi listada por R$ 310.890, diferença de R$ 68.910 em relação ao valor divulgado pela marca chinesa.

A BYD aposta que o pacote tecnológico, a proposta híbrida e o desempenho elevado possam atrair consumidores que buscam uma alternativa mais moderna aos modelos a combustão. Porém, a adoção de soluções eletrificadas ainda enfrenta barreiras no segmento, historicamente dominado por picapes diesel utilizadas tanto para lazer quanto para trabalho.

Conjunto híbrido potente e recursos avançados

A BYD Shark combina um motor 1.5 turbo a gasolina, de 183 cv e 26,5 kgfm, com dois motores elétricos — um dianteiro de 231 cv e 31,6 kgfm e outro traseiro de 201 cv e 34,7 kgfm — alcançando 437 cv e 65 kgfm de torque. Com 2.710 kg, acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e alcança 160 km/h, com tração integral ajustável conforme o tipo de terreno.

BYD Shark
A BYD aposta que o pacote tecnológico, a proposta híbrida e o desempenho elevado possam atrair novos consumidores (Imagem: BYD / Divulgação)

A bateria de 29,6 kWh oferece autonomia elétrica de 57 km, segundo o Inmetro, e os números oficiais apontam consumo de 9,5 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada. A autonomia total pode chegar a 542 km em áreas urbanas e 439 km em rodovias, considerando bateria cheia e tanque abastecido.

Confira alguns destaques do conjunto técnico da BYD Shark:

  • Potência total de 437 cv
  • Autonomia elétrica de 57 km
  • Tração nas quatro rodas
  • Modos Areia, Lama e Neve
  • Estrutura monobloco e suspensões independentes
  • Capacidade de caçamba de 1.200 litros

Em termos de dimensões, a picape mede 5,45 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e oferece 3,26 m de entre-eixos. A capacidade de carga é de até 790 kg, enquanto a capacidade de reboque com freio próprio chega a 2.500 kg.

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O interior traz acabamento cuidado, painel digital, central multimídia com tela giratória, ar-condicionado de duas zonas, câmeras 540°, chave presencial, bancos com revestimento premium e tomadas VTOL para alimentar equipamentos elétricos. Em segurança, seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma, assistente de faixa e alerta de ponto cego fazem parte do pacote.

BYD Shark
A bateria de 29,6 kWh oferece autonomia elétrica de 57 km, segundo o Inmetro (Imagem: Divulgação/BYD)
Maurício Thomaz
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista com mais de 13 anos de experiência, tenho faro pela audiência e verdadeira paixão em buscar alternativas mais assertivas para a entrega do conteúdo ao usuário.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.