Toyota revela estar vendendo mais do que consegue fabricar

Forte procura por modelos híbridos impulsiona as vendas globais, mas pressiona a capacidade produtiva da montadora japonesa
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 05/11/2025 19h39
toyota
Imagem: Varavin88/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Toyota vive um momento de forte crescimento – e também de desafio. A montadora japonesa revelou que está vendendo carros em um ritmo mais rápido do que consegue produzi-los, impulsionada principalmente pela alta demanda por modelos híbridos.

“Mal conseguimos atender à demanda”, afirmou o diretor financeiro Kenta Kon, em entrevista coletiva.

Placa com o logo da Toyota
Híbridos impulsionam lucro recorde e Toyota enfrenta escassez de estoque global (Imagem: Michael Berlfein/Shutterstock)

Vendas aceleram acima da produção

  • No segundo trimestre fiscal, a Toyota elevou suas previsões de vendas e lucros para o ano, após registrar números recordes.
  • No primeiro semestre do atual ano fiscal, foram vendidos 5,27 milhões de veículos, um aumento de 5% em relação a 2024, incluindo os modelos de luxo da marca Lexus.
  • O sucesso foi liderado pelos híbridos (HEVs), que somaram 2,27 milhões de unidades vendidas – quase metade do total de veículos eletrificados da empresa, considerando também os modelos elétricos a bateria, híbridos plug-in e a célula de combustível.

Leia mais:

Toyota pisa fundo: vendas disparam e fábrica não dá conta da demanda (Imagem: rep0rter/iStock)

Lucros em alta apesar das tarifas

A Toyota destacou ainda o desempenho do novo RAV4, seu carro mais vendido globalmente, primeiro a adotar a plataforma Arene, definida por software. A tecnologia é apontada como um diferencial para eficiência e conectividade.

Mesmo enfrentando as tarifas de importação dos Estados Unidos – estimadas em um custo adicional de 1,45 trilhão de ienes (US$ 9,4 bilhões) –, a empresa projeta minimizar os impactos com corte de custos e crescimento nas vendas.

A previsão de lucro operacional foi revisada para 3,4 trilhões de ienes (US$ 22 bilhões) até março de 2026.

Fachada da Toyota
Toyota vende mais do que produz – e culpa é dos híbridos (Imagem: RidhamSupriyanto/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.

Ícone tagsTags: