Google cria atalho do Modo IA no Chrome para smartphones

Novidade já está disponível para usuários nos EUA e será lançada em breve em 160 novos países com mais idiomas
Por Bruna Barone, editado por Layse Ventura 05/11/2025 19h20
Celular mostrando tela inicial do Modo IA do Google
(Imagem: subh_naskar/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Acessar o Modo IA do Google ficou mais fácil com um novo atalho disponível no Chrome para dispositivos iOS e Android. A novidade já está disponível para usuários nos EUA e será lançada em breve em 160 novos países. Além disso, o recurso terá outros idiomas, incluindo hindi, indonésio, japonês, coreano e português.

Agora, o usuário verá um botão do Modo IA abaixo da barra de pesquisa ao abrir uma página “Nova guia” no Chrome. “Isso permitirá que você faça perguntas mais complexas, com várias partes, e se aprofunde ainda mais em um tópico com perguntas de acompanhamento e links relevantes”, diz o Google. 

Desde setembro, também é possível acessar rapidamente o Modo IA da Busca do Google diretamente da barra de endereços do Chrome. Vale destacar que é necessário realizar login em uma conta pessoal do Google, gerenciada pelo usuário.

modo-IA-atalho
Usuário verá um botão do Modo IA abaixo da barra de pesquisa ao abrir uma página “Nova guia” no Chrome (Imagem: Google/Divulgação)

O que é o Modo IA?

O Modo IA oferece uma maneira alternativa de realizar buscas no Google. O modelo expande as funcionalidades das Visões Gerais de IA com raciocínio, pensamento e recursos multimodais mais avançados, segundo a empresa.

“Você pode fazer perguntas complexas que antes exigiriam várias buscas – como explorar um novo conceito ou comparar opções detalhadas – e obter uma resposta útil gerada por IA com links para saber mais”, explica a big tech.

Com o Modo IA, o usuário não só acessa conteúdo da web, como também fontes atualizadas em tempo real, como o Knowledge Graph. A ferramenta utiliza uma técnica de “expansão de consultas”, realizando múltiplas buscas relacionadas simultaneamente em diversos subtópicos e fontes de dados. Essa abordagem permite acessar informações mais abrangentes e aprofundadas do que uma busca tradicional.

Celular mostrando tela inicial do Modo IA do Google
Modo IA acessa não só conteúdo da web, como também fontes atualizadas em tempo real (Imagem: subh_naskar/Shutterstock)

Leia Mais:

Potencializando as buscas

O Modo IA é o primeiro grande recurso introduzido no Chrome como parte do plano do Google de torná-lo um navegador potente em IA. A ferramenta também ganhou um upgrade com a Deep Research, que utiliza a mesma técnica de ramificação de consultas, mas a um nível superior – ela pode realizar centenas de buscas, analisar informações diversas e criar um relatório completo em apenas alguns minutos.

Celular com logotipo do Gemini na frente de tela maior exibindo logotipo do Google Chrome
Google tem introduzido recursos de IA com versões personalizadas do Gemini no Chrome (Imagem: Ahyan Stock Studios/Shutterstock)

O Google também integrou recursos de inteligência artificial do Project Mariner ao Modo IA para ajudar a economizar tempo em tarefas como a compra de ingressos. Basta perguntar: “Encontre 2 ingressos acessíveis para o jogo dos Reds deste sábado na arquibancada inferior” e o Modo IA iniciará uma busca abrangente, apresentando as opções de ingressos. 

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.