Amazon terá nova rodada de cortes e aposta em IA para reerguer cultura corporativa

Sob comando de Andy Jassy, empresa tenta “achatar” estruturas hierárquicas, reduzir custos e acelerar decisões
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 05/11/2025 19h10
amazon--1920x1080
Foto: Marcos del Mazo/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O CEO da Amazon, Andy Jassy, anunciou uma nova rodada de cortes que deve atingir milhares de funcionários após o período de festas. A medida faz parte do plano de transformar a companhia na “maior startup do mundo”, eliminando níveis hierárquicos e acelerando decisões.

Desde o fim de 2022, mais de 27 mil vagas já foram extintas – e fontes afirmam que essa será a maior reestruturação em 31 anos de empresa.

andy jassy
A reestruturação bilionária da Amazon busca menos gerentes, mais IA e milhares de demissões – Imagem: QubixStudio/Shutterstock

Redução de burocracias

  • A CNBC revelou que, durante um evento recente em Seattle, Jassy destacou a necessidade de “achatar” a organização e reduzir a burocracia.
  • Ele também criou um canal interno para que funcionários denunciem processos desnecessários, o que já resultou em centenas de mudanças.
  • Segundo ele, o objetivo não é cortar por dificuldades financeiras, mas simplificar estruturas inchadas por anos de contratações.

Leia mais:

Fachada de prédio da Amazon
Durante reestruturação, funcionários denunciam sobrecarga e temem substituição por sistemas automatizados (Imagem: Jim Parkin/Shutterstock)

Pressão interna e o papel da inteligência artificial

As demissões afetam diversas divisões: de varejo e nuvem até Prime Video e logística. Internamente, funcionários relatam sobrecarga e queda no moral, enquanto a empresa investe pesado em inteligência artificial.

A Amazon exige que colaboradores usem ferramentas de IA em suas tarefas e avalia o desempenho com base nessa adoção.

Grupos internos, como o Amazon Employees for Climate Justice, pedem uma implementação “mais responsável” da tecnologia, alertando que a automação pode estar acelerando a substituição de trabalhadores.

Mesmo assim, Jassy mantém o discurso otimista: para ele, os agentes de IA tornarão o trabalho “mais empolgante e produtivo”.

Fachada de prédio da Amazon
Amazon corta milhares e redefine seu futuro apostando alto em IA (Imagem: aaddyy/Shutterstock)


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.